Peça aborda aspectos políticos e sociais da violência cotidiana

Obra de formandos da Escola de Arte Dramática da USP será exibida desta quinta-feira até domingo na Cidade Universitária

Publicado: 22/07/2024
Cena da peça Entre o Chão e o Céu Existe Um Abismo – Foto: Amanda Ferreira/LAC-ECA-USP

Uma obra teatral que aborda os aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da violência cotidiana. Assim pode ser definida a peça Entre o Chão e o Céu Existe Um Abismo, que a turma 73 da Escola de Arte Dramática (EAD) apresenta nesta semana, como trabalho de formatura. Dirigida por Miguel Rocha, diretor da Companhia de Teatro Heliópolis, de São Paulo, a peça – que já tinha sido exibida pela turma na semana passada – será encenada no Teatro Laboratório da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, na Cidade Universitária, desta quinta-feira, dia 25, até domingo, dia 28. A entrada é grátis. A EAD é uma escola técnica de teatro ligada à ECA.

“É sempre estimulante e desafiador criar a partir das diferenças e de experiências singulares: assim foi o encontro com a turma 73”, afirma Miguel Rocha, que foi convidado pela turma de formandos para dirigir a peça. Ele afirma que viu uma oportunidade de trabalhar a questão da violência ao se deparar com um elenco de origens e vivências muito diferentes. “Quando veio o convite, eu gostei muito, porque poderia se estabelecer um diálogo entre experiências distintas dos jovens que estão em processo de formação. O resultado final é um trabalho polifônico, com muitas vozes distintas, construído pelo processo em grupo.”

Esse processo, segundo Rocha, tem como objetivo “criar a oportunidade de realizar uma produção colaborativa com os atores e atrizes, com partilha dos afazeres, desde a escrita até o figurino, dando a eles uma noção de como será produzir seus próprios trabalhos no futuro”. O tema foi uma proposta do diretor, que trabalha em uma pesquisa de longo tempo, buscando entender o processo da violência no cotidiano, nas relações e no território, e como ela impacta o processo criativo.

As diferentes origens e vivências dos alunos da Escola de Arte Dramática que participam da montagem contribuíram para abordar o tema da violência – Foto: Amanda Ferreira/Lac-ECA-USP

O diretor Miguel Rocha – Foto: Amanda Ferreira/LAC-ECA-USP

O convite a diretores de fora da Escola de Arte Dramática para dirigir as montagens dos últimos semestres faz parte do projeto político-pedagógico do curso técnico de teatro da EAD, no qual a intenção é fazer circular pela escola profissionais que atuam na cena teatral. “Ao mesmo tempo em que essa prática coloca os alunos em contato com produtos mais próximos de produções profissionais com linguagens distintas, ela permite a aproximação dos estudantes com linguagens teatrais mais específicas, complementando os ensinamentos adquiridos ao longo do curso”, afirma a diretora da EAD, professora Mônica Montenegro.

Miguel Rocha é artista egresso do curso de Direção da SP Escola de Teatro e um dos fundadores da Companhia de Teatro Heliópolis. O diretor e a companhia são conhecidos por seu método de criação colaborativa, no qual as peças são desenvolvidas com base nas histórias dos moradores da região de Heliópolis e nas experiências pessoais dos atores. A companhia também utiliza elementos da cultura afro-brasileira, samba, funk e do cotidiano urbano em suas produções.

A montagem de Entre o Chão e o Céu Existe Um Abismo marca o encerramento de um ciclo para todos os atores. Rafael Neves, estudante da EAD, fala em nome da turma sobre o peso da produção para os envolvidos: “A única certeza que eu sempre tive é que esse grupo sempre teve algo a falar para o público. Essa peça significa muita coisa para nós, para esse grupo, e vamos atravessar essa temporada em constante pesquisa e com muita dignidade pelo nosso ofício”.

Entre o Chão e o Céu Existe Um Abismo é a peça de formatura da turma 73 da Escola de Arte Dramática – Foto: Amanda Ferreira/Lac-ECA-USP

A peça Entre o Chão e o Céu Existe Um Abismo será apresentada entre os dias 25 e 29 de julho, de segunda a sábado, às 20h, e domingo, às 18h, no Teatro Laboratório da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP (Rua da Reitoria, 215), Cidade Universitária, em São Paulo. Entrada grátis. Os ingressos devem ser retirados no local uma hora antes do espetáculo.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP