Nova edição de “Originais Reprovados” une literatura e Tropicalismo

Publicada pela Com-Arte Jr., revista traz 25 textos inéditos escritos por membros da comunidade USP

02/04/2024 - Publicado há 1 mês
A revista Originais Reprovados é produzida por alunos do curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – Imagem: Divulgação/Com-Arte

A 18ª edição da revista literária Originais Reprovados – que acaba de ser publicada – alia referências visuais do Tropicalismo com textos inéditos de prosa e poesia escritos por membros da comunidade de todos os campi da Universidade de São Paulo. A publicação é da empresa júnior Com-Arte, formada por alunos do curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). A revista impressa é gratuita e pode ser obtida nos departamentos da ECA. Ela também está disponível on-line (neste link).

A nova edição da revista traz uma coletânea de contos, crônicas e poemas associada a um projeto gráfico inspirado pela Tropicália. São 25 textos de diversos temas e estilos que foram selecionados dentre os mais de 200 enviados. A revista, que é anual, tem 72 páginas e ilustração “tropicalista” de capa feita pelo artista Noah Ruiz, aluno do curso de Artes Visuais da ECA.

A Com-Arte Jr. (também conhecida como CaJu) oferece experiência profissional aos alunos do segundo ano de Editoração, prestando serviços editoriais à comunidade a preços acessíveis. A ideia para criar a Originais Reprovados surgiu em 2004 e a primeira edição saiu em 2005. “O objetivo era estabelecer um projeto autônomo da Com-Arte Jr., em que os estudantes tivessem liberdade criativa para trabalhar com o processo editorial do começo ao fim, mas também possibilitar que mais autores tivessem a oportunidade de publicação, divulgação do próprio trabalho e reconhecimento”, afirma a estudante Maria Paula Lucena, aluna de Editoração da ECA e coordenadora geral da revista.

Desde os primórdios da Originais Reprovados, a revista cresceu e evoluiu. As primeiras edições tinham menos textos e incluíam uma entrevista com personalidades importantes da área da editoração. Já as edições mais recente apresentam somente textos originais. A grande novidade da 18ª edição é a impressão física colorida, essencial para expressar a vivacidade do projeto gráfico elaborado.

Na revista, as referências ao Tropicalismo estão nas cores vibrantes, nas ilustrações com ícones da fauna e flora brasileira e nos elementos surrealistas. O movimento tropicalista começou nas artes, com Hélio Oiticica, e na música, com Caetano Veloso e Gilberto Gil, mas logo sacudiu todos os aspectos da cultura brasileira entre 1967 e 1968. A junção entre as manifestações tradicionais da cultura popular brasileira e inovações estéticas criou um ambiente inovador e inspirador. A Originais Reprovados se inspirou nessa premissa para criar seu projeto gráfico. “Aqui, o som do berimbau entra em consonância com os acordes da guitarra e, juntos, embalam a coexistência de gêneros da prosa e da poesia em uma revolução não musical, mas editorial”, anuncia a revista.

Alunos, docentes e funcionários dos sete campi da USP interessados em publicar textos inéditos na Originais Reprovados devem se inscrever no site da revista. Eles poderão apresentar até quatro textos diferentes, que serão selecionados de forma anônima. Mais informações estão disponíveis no site da Originais Reprovados.

A revista Originais Reprovados, número 18, publicação da Com-Arte Jr., está disponível gratuitamente, na íntegra, neste link.

Capa da nova edição da revista Originais Reprovados – Imagem: Divulgação/Com-Arte Jr.

* Estagiária sob supervisão de Marcello Rollemberg e Roberto C. G. Castro