Fotomontagem com imagens de Charles Lima e Nadja Kouchir por Adrielly Kilryann/Jornal da USP

Museu do Ipiranga celebra reabertura próxima com vídeos inéditos

A pouco mais de três meses para reabrir ao público, museu lança produções em parceria com a Orquestra Brasil Jazz Sinfônica e a São Paulo Companhia de Dança

 02/06/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 06/09/2022 as 16:36

Texto: Redação

Arte: Adrielly Kilryann

Faltando 100 dias para a sua reabertura ao público – prevista para 7 de setembro próximo -, o Museu Paulista da USP, também conhecido como Museu do Ipiranga, lançou no final de maio dois vídeos para celebrar essa data. Um dos vídeos tem a participação da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica, mantida pelo governo do Estado de São Paulo, que executa o Hino da Independência. O outro vídeo traz a São Paulo Companhia de Dança (SPCD), também ligada ao governo do Estado. As duas produções foram gravadas no Edifício Monumento do Museu Paulista e no Parque da Independência, na zona sul de São Paulo, onde fica o museu (assista aos vídeos nos links abaixo, nesta página).

Com pouco mais de quatro minutos de duração, o vídeo com a Brasil Jazz Sinfônica apresenta o Hino da Independência, composto por D. Pedro I e Evaristo da Veiga, em arranjo de Ruriá Duprat, que também rege o conjunto. No vídeo, em alguns momentos a música se mistura harmoniosamente com o barulho de batidas de martelos, lixas raspando paredes e furadeiras em atividade, produzido pelos operários das obras de reforma do museu. A concepção é de Fábio Borba e a direção, de Jarbas Agnelli. “Temos uma orquestra dupla: a Brasil Jazz Sinfônica e a ‘orquestra’ dos operários”, afirma Duprat, conforme divulgou a assessoria de imprensa do museu. Com a presença da orquestra completa – que soma 70 músicos -, o vídeo faz homenagem ao Bicentenário da Independência e à reforma do Museu Paulista.

Ruriá Duprat - Foto: Reprodução/Nadja Kouchi

Ruriá Duprat - Foto: Reprodução/Nadja Kouchi

Inês Bogéa - Foto: Reprodução/Instagram

Inês Bogéa - Foto: Reprodução/Instagram

Já o vídeo com a São Paulo Companhia de Dança é o primeiro de uma série de cinco produções intitulada SPCD no Museu. A série dará destaque para a arquitetura do museu, ao mostrar performances da companhia diante da fachada do edifício e entre seus corredores, varandas e salões – como acontece no primeiro episódio, que tem três minutos de duração. Os cinco vídeos da série contam com concepção e direção de Inês Bogéa, diretora artística da SPCD, e trilha sonora original do pianista André Mehmari. 

“Um dos compromissos constantes da São Paulo Companhia de Dança é difundir a arte da dança para todos os públicos”, disse Inês Bogéa. “Na série SPCD no Museu, apresentamos um novo olhar para a arquitetura e as obras de um lugar fundamental do nosso patrimônio histórico. Ao reinventar, descobrir e experimentar novos movimentos no Museu do Ipiranga, queremos instigar as pessoas a redescobrirem esse espaço singular da cidade meses antes de sua reinauguração.”

A diretora do Museu Paulista, professora Rosaria Ono, destaca a importância da parceria com a orquestra e o grupo de dança. “É uma alegria para o Museu do Ipiranga, que passa por uma fase de renovação, essa parceria com dois grupos artísticos de extrema relevância para o nosso cenário cultural”, comemora Rosaria. “Em ambas as instituições, é notório o amor pela cultura, pela arte e pela história do nosso país. Esse encontro, portanto, nos parece a oportunidade perfeita para, juntos, exaltarmos esses valores.”

Rosaria Ono - Foto: Arquivo pessoal

Rosaria Ono - Foto: Arquivo pessoal

Fechado para o público desde 2013, o Museu Paulista da USP seguiu em atividade nos últimos nove anos com eventos, cursos, palestras e oficinas realizados em diferentes espaços da cidade. As obras de restauro, ampliação e modernização do museu são financiadas via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A gestão do projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu Paulista e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP). As obras foram iniciadas em outubro de 2019. A reabertura do museu, no dia 7 de setembro deste ano, será um dos eventos que marcarão o bicentenário da Independência do Brasil. 

“O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque da Independência, em São Paulo”, informa a assessoria de imprensa do museu. “Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do País. Desde 1963 está sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão.”

Mais informações sobre a reforma do Museu Paulista estão disponíveis neste link.

Assista nos links abaixo aos vídeos lançados pelo Museu Paulista da USP em parceria com a Orquestra Brasil Jazz Sinfônica e a São Paulo Companhia de Dança.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.