Filme aborda a relação entre um jovem artista e um sexagenário

Produzida na USP, obra foi selecionada para ser exibida na mostra da Federação de Escolas de Imagem e Som da América Latina

01/02/2024 - Publicado há 6 meses
Cena de Olhares Trêmulos – Foto: Reprodução/Muestra Feisal

O curta-metragem Olhares Trêmulos, criado originalmente na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), foi selecionado para a 11ª edição da mostra de filmes da Federação de Escolas de Imagem e Som da América Latina (Feisal), a Muestra Feisal. Escrito e dirigido por Leno Taborda e produzido por Victor Stoll, o filme é um relato comovente sobre o relacionamento amoroso entre um jovem artista e um sexagenário, abalado pela descoberta de que um deles sofre de uma doença degenerativa. A obra foi escolhida entre trabalhos indicados por 30 faculdades e escolas de cinema e audiovisual da América do Sul e Central. O TCC foi apresentado no Curso Superior do Audiovisual do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da ECA.

Cartaz do filme “Olhares Trêmulos” – Foto: Reprodução/CTR-ECA

A Muestra Feisal reúne curtas-metragens selecionados pela federação como os melhores e mais representativos entre os realizados por estudantes dos cursos superiores de cinema e audiovisual do continente. Atualmente, a Feisal é composta de mais de 50 instituições de ensino de 12 países do continente latino-americano, de acordo com texto publicado no site da ECA, assinado por Marcos Kurtinaitis e Amanda Ferreira.

“Já premiado no ano passado como melhor filme de ficção latino-americano pelo Centre International de Liaison des Ecoles de Cinéma et de Télévision (Cilect), outra associação internacional de escolas de cinema, o filme foi também TCC de Daniel Torres, responsável pela direção de arte, e de Luiza Tomaz e Natália Evangelista, diretoras de fotografia. Em maio de 2023, Luiza e Natália já tinham figurado entre as finalistas na categoria Melhor Fotografia em Filme Estudantil no Prêmio ABC, distinção anual oferecida pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC)”, informa o texto publicado no site da ECA.

Todos os filmes selecionados integram um catálogo organizado pela Feisal e são exibidos em uma mostra itinerante pelas escolas-membros da federação e, depois, na plataforma Cinecorto. Ainda não há previsão da passagem da Muestra Feisal na ECA.

Confira o catálogo da 11ª Muestra Feisal e assista aos curtas-metragens selecionados para as edições anteriores da mostra. Para mais informações sobre a Feisal, acesse o site da federação.