Exposição traz obras criadas por alunos de Artes Plásticas

Objetivo da mostra – em cartaz no Espaço das Artes, na Cidade Universitária – é exibir trabalhos ainda “em processo”

18/07/2017 - Publicado há 7 anos
A exposição no Espaço das Artes, na Cidade Universitária – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Durante o mês de julho, o Espaço das Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP recebe a exposição Laboratório do Semestre. A mostra abriga trabalhos desenvolvidos por alunos do Departamento de Artes Plásticas (CAP) da ECA — a maioria, ainda em processo. São gravuras, pinturas, desenhos, fotografias, esculturas, instalações e performances criados no decorrer das disciplinas práticas do primeiro semestre de 2017, refletindo o programa pedagógico dos docentes abordado durante os estudos.

É a primeira vez que uma mostra desse caráter ganha espaço na ECA, colaborando no desenvolvimento e preparação do Espaço das Artes como um novo polo da cena artística da capital. Segundo o professor Mário Ramiro, um dos desenvolvedores do projeto, são dois os principais objetivos da exposição: oferecer aos alunos uma experiência expositiva durante a graduação e divulgar a pesquisa desenvolvida pelo departamento.

Luna Gonçalves Alonso, Desejo, 2017 – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“É importante tornar público o processo de trabalho criado no CAP. Além da produção da obra, a apresentação é uma parte muito importante no universo das artes visuais, dentro desse espaço experimental que é o exercício de expor”, explica Ramiro. “Os professores estão cientes e muito engajados na formação dos futuros artistas e gestores culturais, preparando-os para a cena brasileira”, completa.

O Laboratório do Semestre surgiu a partir da ideia de criar a oportunidade de expor os projetos acadêmicos em processo. Diferentemente das apresentações de fim de ano, em que formandos exibem seus trabalhos de conclusão do curso, a mostra, programada para os meses de junho e julho, exibe desde obras construídas por alunos ingressantes até aquelas de estudantes quase formados — tudo isso reunido em um só conjunto.

Bianca M., Heloisa S. , Mariane B., Rafael C., Caio H., Rafael C., Denis B., Pedro U., Escada Encomendada para Zago, 2017 – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Antes sede do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, o Espaço das Artes se tornou um setor da ECA a partir de antigas reivindicações por um local onde alunos das Artes Plásticas pudessem expor seus trabalhos. “Estudantes da Música tinham o espaço da orquestra; alunos de teatro, o espaço de apresentação cênica. Faltava aos alunos de Artes Plásticas um espaço para apresentação de seus trabalhos”, comenta Mário Ramiro.

Atualmente no Brasil, as instituições culturais passam por um momento delicado em relação à disponibilidade de recursos. Na Universidade, a situação é semelhante, lembra o professor. “Quem tiver oportunidade de acompanhar a exposição vai poder constatar que os trabalhos foram feitos ‘na unha’, ou seja, demandando pouquíssimos recursos e contando com a disposição e experiência de mostrar aos alunos o que é montar seu próprio trabalho”, explica. “É um lugar onde o aluno não tem nenhum serviço na montagem da produção. É necessário engajamento no trabalho de extroversão, transformando aquele espaço em um ambiente de aproximação de docentes e discentes, na concretização de uma produção comum. A exposição não é dos alunos, não é dos professores. Ela é resultado de um trabalho conjunto do nosso departamento.”

Na visão do artista

Leandro Muniz, As Cremosas – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Leandro Muniz é estudante do 8º semestre de Artes Plásticas da ECA. Acostumado desde o início da graduação a expor seus trabalho em salões, cursos livres e projetos independentes, o aluno enxerga o Laboratório do Semestre como o destino esperado às obras de arte criadas durante os estudos.

“Há uma especificidade diante de uma exposição de curso, em especial de um curso de graduação. Acho que as potências e os vícios do departamento acabam aparecendo de modo mais dramático nessas mostras. Isso é bom, porque proporciona um aprendizado coletivo, as pessoas percebem com quem os trabalhos dialogam e se isso é constitutivo ou apenas um vício”, comenta Muniz.

Aryani Marciano, Narrativas de Areia – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Para o estudante, é necessário que os alunos mostrem os trabalhos, conheçam a produção de pessoas com quem não têm contato e, principalmente, tornem suas obras públicas. “Parte da formação do aluno de arte é pensar como seu trabalho circula publicamente, afinal, arte só se torna arte quando vem a público, embora boa parte da elaboração de trabalhos e projetos se dê numa escala privada”, completa.

“A construção do trabalho de arte é uma forma de produção de conhecimento, no fundo, com críticas e propostas implícitas. As formas de exposição são parte desse conhecimento e, acredite, é mais complexo do que apenas colocar as coisas na parede”, afirma o estudante. “Essa é uma experiência fundamental para o departamento como um todo. Descobrir como a produção de arte acontece dentro da Universidade e as maneiras de sua difusão.”

[cycloneslider id=”exposicao_eca”]

A exposição Laboratório do Semestre acontece até o dia 28 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, no Espaço das Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP (Rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é gratuita.