Cátedra Alfredo Bosi começa novo ciclo de minicursos

Série de eventos gratuitos tem início nesta quinta-feira, dia 10, às 19 horas, com transmissão pela internet

 07/03/2022 - Publicado há 2 anos
Minicursos promovidos pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP têm como objetivo aperfeiçoar os professores da escola pública no Brasil – Foto: Sumaia Vilela/Agência Brasil

 

Nesta semana, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP dá início a uma nova série de minicursos, que se estenderá por todo este ano. Na quinta-feira, dia 10, às 19 horas, o primeiro minicurso do ano terá como tema Complexidade e Ciência Translacional: Perspectivas na Educação e será ministrado pelos professores Beatriz Cardoso, Débora Foguel, Lina Faria, Naomar Almeida Filho e Ricardo Henriques. O evento é gratuito e será transmitido através do canal da cátedra na plataforma Youtube, sem necessidade de inscrição.

No minicurso, os professores farão uma introdução ao conceito de Ciência Translacional Transdisciplinar (CTT). “A configuração de um modo de produção de conhecimento coletivamente organizado e cada vez mais aberto às questões da complexidade tem ampliado o papel da translação-transdisciplinaridade-transversalidade nas ciências contemporâneas”, destacou a cátedra, em seu site. “Três décadas após o surgimento da medicina baseada em evidências e uma década de expansão da CTT no campo biomédico, emergem propostas de adaptação dessa perspectiva a outros campos científicos, como na ecologia, na psicologia e nas engenharias.”

Ainda de acordo com o texto publicado no site da cátedra, inicialmente o interesse da CTT pela educação se limitou ao ensino de ciências médicas, com o objetivo de formar pesquisadores e clínicos capazes de compreender, interagir e intervir numa abordagem translacional para atender às demandas do campo da saúde. “Trata-se, neste momento, de avançar na incorporação e aplicação desses elementos teóricos, metodológicos e analíticos nas ciências da aprendizagem. No futuro, a perspectiva translacional poderá se tornar crucial no campo da educação, num contexto ainda dominado por julgamentos fundados em convicções e ensino baseado em crenças.”

No futuro, a perspectiva translacional poderá se tornar crucial no campo da educação, num contexto ainda dominado por julgamentos fundados em convicções e ensino baseado em crenças.

Etapas da educação infantil

O segundo minicurso do ano promovido pela Cátedra Alfredo Bosi ocorrerá no próximo dia 15, terça-feira, também às 19 horas, e abordará os Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiência nas Três Etapas da Educação Infantil. Os professores serão Lino de Macedo, Adelir Marinho de Barros e Fátima Beraldo.

Segundo a ementa do minicurso, serão analisadas as seguintes questões: significações de aprendizagem e experiência, segundo Piaget; desenvolvimento da inteligência e da afetividade na criança de 0 a 5 anos, segundo Piaget; interconexão entre direitos de aprendizagem e campos de experiência na educação infantil; e planejamento e ação pedagógica na educação infantil.

O minicurso Complexidade e Ciência Translacional: Perspectivas na Educação, promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, será realizado nesta quinta-feira, dia 10, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da cátedra na plataforma Youtube. O evento é grátis, sem necessidade de inscrição.

Mais informações estão disponíveis no site da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.