USP lembra os 100 anos do antropólogo Darcy Ribeiro

Evento acontece no dia 7, segunda-feira, a partir das 9 horas, com transmissão ao vivo pela plataforma Youtube

 03/03/2022 - Publicado há 2 anos
O antropólogo Darcy Ribeiro – Foto: Wikipédia

A obra, as ideias e o legado do antropólogo e educador Darcy Ribeiro serão analisados por especialistas durante o evento 100 Anos de Darcy Ribeiro, que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP promove no próximo dia 7, segunda-feira, a partir das 9 horas, com transmissão ao vivo através do canal da cátedra na plataforma Youtube. O encontro inaugura as atividades da Cátedra Alfredo Bosi em 2022 e integra as comemorações pelo centenário de Darcy Ribeiro, que nasceu em Montes Claros (MG) em 26 de outubro de 1922 e morreu em Brasília (DF) em 17 de fevereiro de 1997.

O evento será dividido em duas partes. Na primeira, depois da abertura oficial, que ocorre às 9 horas, a professora Helena Bomeny, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), fará a conferência Darcy Ribeiro, um Intelectual Público na Educação: Quando Ciência e Política se Encontram. Helena é autora do livro Darcy Ribeiro – Sociologia de um Indisciplinado, publicado em 2001 pela Editora da Universidade Federal de Minas Gerais (Edufmg). A conferência terá como comentadores os professores Carlos Jamil Cury, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Maria Beatriz Luce, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e será seguida de debates, sob moderação do professor Luís Carlos de Menezes, coordenador acadêmico da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica.

A segunda parte, com início às 14 horas, terá a presença dos professores Celio da Cunha, da Universidade de Brasília (UnB), Lia Faria, da Uerj, e Bernardete Gatti, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, que participarão do painel Darcy Ribeiro e a Educação Brasileira. Cunha falará sobre “a indissociabilidade entre educação e cultura” na obra do antropólogo, Lia discutirá o tema “Darcy Ribeiro e a utopia da educação” e Bernardete abordará a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), um legado de Ribeiro. O painel também será seguido de debates, coordenados pelo Professor Emérito da UnB Isaac Roitman.

A Universidade de Brasília (UnB), uma das instituições de ensino superior criadas por Darcy Ribeiro – Foto: Luis Gustavo Prado/UnB

Às 17 horas, está prevista uma Homenagem às Universidades Darcynianas, com a presença da reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho, da reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura, e do reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Raul Ernesto Lopez Palacio.

A UnB e a Uenf são duas das instituições de ensino superior que tiveram Darcy Ribeiro entre seus principais idealizadores. O antropólogo participou da criação ou reforma de universidades também na Costa Rica, Argélia, Uruguai, Venezuela e Peru, depois que teve os direitos políticos cassados pela ditadura militar (1964-1985) e foi exilado. Antes, tinha sido ministro da Educação e chefe da Casa Civil no governo do presidente João Goulart, deposto pelos militares em 1964. Na volta ao Brasil, foi vice-governador do Rio de Janeiro, na administração do governador Leonel Brizola. Nessa função, concebeu e dirigiu a implantação dos Centros Integrados de Ensino Público (Cieps), projeto de educação em período integral, que incluía atividades culturais e recreativas. Era senador da República quando morreu, em 1997, vítima de câncer.

O evento 100 Anos de Darcy Ribeiro, promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, com apoio da Fundação Darcy Ribeiro, será realizado no dia 7 de março, segunda-feira, das 9 às 17h45. O encontro será transmitido ao vivo através do canal da cátedra na plataforma Youtube. Grátis. Não é necessário fazer inscrição. A programação completa do evento e mais informações estão disponíveis no site da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.