Com layout renovado, biblioteca em São Carlos promove atividades diversificadas

Eventos realizados na Biblioteca do Instituto de Química de São Carlos da USP incluem aulas, workshops, exposições, artesanato e oficinas – com participação até de crianças

26/07/2016 - Publicado há 8 anos
Foto: Sandra Zambon
Crianças do Projeto Pequeno Cidadão visitam a exposição A Química da Festa Junina – Fábio Boracini

O novo conceito e layout da Biblioteca do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP – enriquecido com a parceria docente – tem permitido o oferecimento de várias atividades, como monitorias e aulas, além de treinamento em bases de dados.

Com o intuito de auxiliar os alunos na preparação para o mercado de trabalho, a biblioteca realizou recentemente, em suas dependências, o workshop Como Participar de Processos Seletivos, voltado principalmente para alunos do 3º e 4º anos, que teve o apoio da Comissão de Graduação do instituto. “Essas iniciativas aproximam o aluno da biblioteca e derrubam velhos conceitos”, pondera Sonia Alves, do Serviço de Biblioteca e Informação (SBI) do IQSC.

Outra atividade da biblioteca, a exposição Retratos de Pai, reuniu desenhos de crianças de 5 e 6 anos que frequentam a Creche e Pré-Escola São Carlos, localizada no campus da USP, em parceria com a creche e com a Comissão de Cultura e Extensão do IQSC. Ao visitar a exposição, esses artistas-mirins desenvolveram atividades lúdicas e vivenciaram algumas horas na biblioteca universitária.

Sakura só tem 6 anos, mas mostrou que sabe o que é uma biblioteca: “É um lugar de muitos livros legais”. “Gosto daqui porque a gente pode saber o que a gente não sabe”, disse, sem parar de desenhar. “A realização de exposições na biblioteca já é rotina, mas trazer um público tão jovem para desenvolver atividades aqui é novidade”, destaca Solange Puccinelli, do SBI.

Artistas mirins visitam a exposição Retratos de Pai – Foto: Fábio Boracini

Em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente, foi organizada a Oficina de Origami com Papel Reciclado. “Queríamos fazer algo que remetesse ao uso do papel e soubemos que a filha de uma colega de trabalho faz trabalhos com origami. Então fizemos o convite para ministrar a oficina. Observamos que, durante o evento, os participantes convidavam seus amigos e a atividade que estava prevista para durar duas horas se estendeu muito além do esperado”, afirma Cibele Baldan, também do SBI.

Foto: Sandra Zambon
Workshop realizado na biblioteca, com apoio da Comissão de Graduação – Foto: Fábio Boracini

Em outra ocasião, a equipe da biblioteca organizou no andar térreo a Oficina de Artesanato Solidário, que convidou: “Traga seu material para fazer artesanato com a gente”. Nela, cada participante ensinava e aprendia ao mesmo tempo. Segundo Wilneide Maiorano, do SBI, “as peças confeccionadas foram vendidas e o valor foi destinado à compra de gêneros de primeira necessidade e repassados a entidades carentes da nossa cidade”.

Em junho, outra atividade integradora comemorou o Dia do Profissional Químico. Convidados para um café temático junino, com direito a pipoca e amendoim, os participantes conheceram jogos didáticos com o tema Ensino de Química e a exposição A Química da Festa Junina, organizada pelo Grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) do IQSC. Essa parceria com o Grupo PET proporcionou às crianças do projeto socioeducativo Pequeno Cidadão, do campus de São Carlos da USP, ouvir explicações sobre como a química se relaciona com o milho da pipoca, o bolo, o algodão-doce e os fogos de artifício. Após a conversa, as crianças visitaram toda a biblioteca.

Sandra Zambon, de São Carlos

Leia também: