Abertas as inscrições para o Prêmio Jabuti Acadêmico

Iniciativa da Câmara Brasileira do Livro busca incentivar a produção acadêmica no Brasil

 31/01/2024 - Publicado há 2 meses
Logotipo do 1º Prêmio Jabuti Acadêmico, instituído pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) – Foto: Arte sobre ilustrações extraídas do site da CBL

 

Estão abertas até 19 de março as inscrições para o 1º Prêmio Jabuti Acadêmico, que acaba de ser instituído pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) com o objetivo de valorizar e incentivar a produção acadêmica no Brasil. A nova premiação é dedicada às áreas científicas, técnicas e profissionais e vai contemplar obras publicadas em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023. As inscrições devem ser feitas através do site do Prêmio Jabuti Acadêmico (www.premiojabuti.com.br/academico). Os autores premiados em cada uma das categorias receberão a estatueta do Prêmio Jabuti em cerimônia a ser realizada em data ainda a ser definida, além de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas receberão a estatueta do Jabuti. O curador do prêmio é o professor Marcelo Knobel, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O professor Marcelo Knobel, curador do 1º Prêmio Jabuti Acadêmico – Foto: Divulgação/Câmara Brasileira do Livro

A premiação será dividida em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. Ao todo, elas somarão 29 categorias, conforme anunciou a assessoria de imprensa da CBL. O eixo Ciência e Cultura abrange 27 categorias, que contemplam as mais diferentes áreas do conhecimento, desde ciência dos alimentos até filosofia, passando por biotecnologia, medicina, serviço social, administração, química, engenharias e relações internacionais.

No eixo Prêmios Especiais, serão avaliadas obras em outras duas subcategorias: Divulgação Científica e Ilustração. “Assim como no Prêmio Jabuti Literário, o Prêmio Jabuti Acadêmico terá um momento reservado a homenagens. Serão reconhecidos a Personalidade Acadêmica e o Livro Acadêmico Clássico”, destacou a assessoria de imprensa. No primeiro caso, a escolha será feita pela Câmara Brasileiro do Livro (CBL) e pela curadoria. No caso do Livro Acadêmico Clássico, uma consulta pública para indicação das obras foi aberta na terça-feira passada, dia 30, por um prazo de 30 dias. O nome final será escolhido pela Diretoria da CBL e pela curadoria. “O Livro Acadêmico Clássico contempla obras atemporais, que se mantenham relevantes e que tenham lugar cativo na memória de estudantes de diferentes segmentos”, ainda de acordo com a assessoria de imprensa.

Para o professor Marcelo Knobel, “esse prêmio é uma oportunidade única para destacar a diversidade e a profundidade da pesquisa acadêmica brasileira, oferecendo aos acadêmicos uma plataforma para reconhecimento e celebração de suas contribuições significativas para o conhecimento e a sociedade”.

“Este novo capítulo na história do Prêmio Jabuti é um testemunho do compromisso contínuo da CBL em apoiar e valorizar todas as formas de literatura e conhecimento no Brasil”, destacou o presidente da CBL, Sevani Matos, também segundo a assessoria de imprensa. “Com o Prêmio Jabuti Acadêmico, a CBL não apenas reconhece a excelência acadêmica, mas também reforça seu papel central na promoção da cultura e do saber em uma sociedade cada vez mais baseada no conhecimento.”


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.