A importância das lápides nas pesquisas sobre a vida dos gladiadores

Vídeo é uma produção da série “Estudos Clássicos em Dia”, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

22/11/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 18/06/2024 as 12:14

Assista no link abaixo ao vídeo Gladiadores e Lápides, da série Estudos Clássicos em Dia, produzido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

No novo vídeo Gladiadores e Lápides, da série Estudos Clássicos em Dia, produzida pela FFLCH, a professora e historiadora Renata Garraffoni, do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná, fala sobre a importância das lápides nas pesquisas e descobertas sobre as vidas dos gladiadores.

Renata Senna Garraffoni possui graduação em História pela Unicamp, mestrado e doutorado pela mesma instituição, respectivamente com os temas Bandidos e Salteadores: Concepções da Elite Romana sobre a Transgressão Social e Técnica e Destreza nas Arenas Romanas: Uma Leitura da Gladiatura no Apogeu do ImpérioI, e pós-doutorado em História Antiga e Medieval pela University of Birmingham. Atua lecionando e pesquisando sobre antiguidade clássica, epigrafia e literatura latina, grupos marginalizados romanos e releituras do mundo greco-romano na Modernidade.

Assista no link acima ao vídeo Gladiadores e Lápides, da série Estudos Clássicos em Dia, com a professora Renata Garraffoni.