A importância das lápides nas pesquisas sobre a vida dos gladiadores

Vídeo é uma produção da série “Estudos Clássicos em Dia”, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

 Publicado: 22/11/2021

Assista no link abaixo ao vídeo Gladiadores e Lápides, da série Estudos Clássicos em Dia, produzido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

 

No novo vídeo Gladiadores e Lápides, da série Estudos Clássicos em Dia, produzida pela FFLCH, a professora e historiadora Renata Garraffoni, do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná, fala sobre a importância das lápides nas pesquisas e descobertas sobre as vidas dos gladiadores.

Renata Senna Garraffoni possui graduação em História pela Unicamp, mestrado e doutorado pela mesma instituição, respectivamente com os temas Bandidos e Salteadores: Concepções da Elite Romana sobre a Transgressão Social e Técnica e Destreza nas Arenas Romanas: Uma Leitura da Gladiatura no Apogeu do ImpérioI, e pós-doutorado em História Antiga e Medieval pela University of Birmingham. Atua lecionando e pesquisando sobre antiguidade clássica, epigrafia e literatura latina, grupos marginalizados romanos e releituras do mundo greco-romano na Modernidade.

Assista no link acima ao vídeo Gladiadores e Lápides, da série Estudos Clássicos em Dia, com a professora Renata Garraffoni.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.