Webinar discute crime organizado e corrupção na região amazônica

Evento é realizado pelo Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP em parceria com o Amazonia Research Center e o Instituto Iberoamericano de Haya

 Publicado: 18/11/2024 às 14:02
Por
A imagem traz uma foto de satélite que mostra parte de terra e parte da floresta do alto.
Parte da Floresta Amazônica vista por satélite – Foto: ESA/A. Gerst/ CC BY-SA 3.0 IGO via Alexander Gerst/Flickr/ CC BY 2.0

O Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, em parceria com o Amazonia Research Center promovem no dia 9 de dezembro, a partir das 14h (horário de Brasília), o webinar Crime Organizado Transnacional e Corrupção na Amazônia: Brasil e Colômbia.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. O evento é exclusivamente on-line e será transmitido pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do Polo no Facebook. Haverá envio de certificados aos participantes que preencherem o formulário de presença enviado no chat das plataformas durante a transmissão.

Os palestrantes serão os professores da Universidad del Rosario, da Colômbia, Hector Olasolo e Filipe Antunes Madeira da Silva, o pesquisador e professor da Universidad Andrés Bello, do Chile, Pablo Galain Palermo e o pesquisador e professor da Universidad Nacional, da Colômbia, Estanislao Escalante Barreto. A moderação será do delegado da Polícia Federal e integrante da Comunidade de Polícias das Américas (Ameripol), Anderson Bichara, e dos coordenadores do Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP, Eduardo Saad-Diniz e Ruth Estevão. A coordenadora do IEA-RP, Carla Ventura, fará a abertura.

O evento também integra as atividades do Instituto Ibero-Americano de la Haya, criado em 2011 com o objetivo de ser uma plataforma para que os diferentes atores da região ibero-americana possam apresentar aos diferentes tribunais com sede em Haya, além da comunidade acadêmica e a sociedade civil, experiências e visões sobre questões relativas à paz, à proteção dos direitos humanos, à prevenção de delitos e à luta contra a impunidade.

Durante o webinar, será apresentado o livro El fenómeno del Crimen Organizado Transnacional y su impacto en la Corrupción Pública y Privada en América Latina – III: experiencias en la Amazonía Brasileña y Colombiana. A obra foi elaborada pelo Grupo de Investigación en Criminología del Programa de Investigación sobre Corrupción asociada al Crimen Organizado Transnacional, com financiamento do Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación da Colômbia e executado pela Universidad del Rosario e Pontificia Universidad Javeriana, com apoio do Instituto Ibero-Americano de la Haya, sob coordenação do professor Hector Olásolo.

Neste link, é possível baixar tanto o livro que será apresentado no webinar quanto outras obras do Programa de Investigación sobre Corrupción Asociada al Crimen Organizado Transnacional, que é desenvolvido dentro do contexto da Red de Investigación sobre Respuestas a la Corrupción asociada al Crimen Organizado Transnacional.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública

A partir dos recentes avanços da Criminologia Experimental, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP propõe dedicar-se ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona (what works) nas estratégias de segurança pública. Com base nas evidências científicas obtidas pelo método experimental, pretende-se desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública. Saiba mais sobre as atividades do grupo neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.