USP em Ribeirão Preto tem bolsa para pós-doutorado e treinamento técnico

Candidatos selecionados vão atuar no projeto Prevendo Eventos Cardiovasculares Usando Aprendizado de Máquina, com bolsa Fapesp na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP

18/11/2022 - Publicado há 2 anos

Estão abertas, até 25 de novembro, as inscrições para bolsa de pós-doutorado e treinamento técnico 5 (TT-5) para o projeto Prevendo Eventos Cardiovasculares Usando Aprendizado de Máquina, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O projeto de estudo integra um consórcio internacional com coordenação geral do professor Peter P. Rainer (Medical University of Graz) e coordenação local do professor Paulo Mazzoncini de Azevedo-Marques, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Além de participação de pesquisadores do Hasso Plattner Institute for Digital Engineering da University of Potsdam na Alemanha e do Karolinska Institutet do Department of Clinical Sciences do Danderyd Hospital da Suécia.

A pesquisa será desenvolvida no Centro de Ciências das Imagens e Física Médica (CCIFM) do Hospital das Clínicas da FMRP. O CCIFM é um centro assistencial de excelência na área de diagnóstico por imagem, com infraestrutura e equipe multidisciplinar, e tem como objetivo desenvolver pesquisas de ponta e estratégias experimentais que resultem em material e protótipos pioneiros e publicações de artigos de alto impacto.

Bolsa de pós-doutorado

Os candidatos ao pós-doutorado devem ter doutorado em Ciências da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia Biomédica, Informática, Física Computacional ou disciplina relacionada, além de alta capacidade de programação em Phyton, R e Docker; desenvolvimento de sistemas de gerenciamento de bases de dados; habilidade comprovada de divulgar os resultados da pesquisa, com escrita de manuscritos e apresentações acadêmicas.

Também devem ter disponibilidade para divulgar os resultados dos estudos em viagens, estarem dispostos a se comunicarem com outros cientistas e com colegas de pesquisa e ter fluência em inglês.

Com duração da bolsa de até 27 meses, o candidato selecionado receberá bolsa de R$ 8.479,20 mensalmente e um fundo de contingência de pesquisa, equivalente a 10% do valor anual da bolsa, que deve ser gasto em itens diretamente relacionados às atividades de pesquisa.

Os interessados no pós-doutorado devem enviar um e-mail para pmarques@fmrp.usp.br com o assunto “Seleção para bolsa Pos-Doc: Projeto PRE-CARE ML” e devem anexar breve declaração de interesse com destaque para as habilidades relacionadas ao projeto e currículo com descrição da formação, produção científica e projetos dos quais participou.

Além disso, os candidatos devem pedir para duas pessoas, preferencialmente supervisores anteriores, para enviarem cartas de recomendação para pmarques@fmrp.usp.br. O prazo para os envios é 25 de novembro.

Bolsa de treinamento técnico 5

Os candidatos devem ter graduação em Informática Biomédica, Ciências da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia Biomédica, Informática, Física Computacional ou áreas relacionadas. Além disso, deve ter no mínimo cinco anos de experiência em pesquisa ou experiência profissional após a graduação, ter alta capacidade de programação em Phyton, R e Docker, ter título de doutor em área relacionada com conhecimentos em bases de dados, mineração de dados, sistemas distribuídos, aprendizado de máquina, HL7 e OMOP-CDM.

Com duração da bolsa de até 24 meses, o candidato selecionado receberá bolsa de R$ 8.478,40 mensalmente. Entre as atividades estão: organizar e pré-processar uma coorte local de pacientes, garantindo a harmonização dos dados em conformidade com os padrões adotados pelos parceiros internacionais. Também deverá apoiar o processo de validação e atualização do modelo de aprendizado de máquina que será disponibilizado pelo consórcio, o que será feito através de uma abordagem de aprendizagem federada.

Os interessados na bolsa de treinamento técnico 5 devem enviar um e-mail para pmarques@fmrp.usp.br com o assunto “Seleção para bolsa TT5: Projeto PRE-CARE ML” e devem anexar breve declaração de interesse com destaque para as habilidades relacionadas ao projeto e currículo com descrição da formação, produção científica e projetos dos quais participou, até 25 de novembro.

Mais informações: sobre o projeto e sobre as vagas: pmarques@fmrp.usp.br