A organização é do Centro Acadêmico Lourenço Roselino e da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FCFRP. Estudantes, profissionais e professores da Unidade antecipam a mobilização nacional em prol do Dia Nacional do Uso Racional do Medicamento, dia 5 de maio, para demonstrar à população a importância do uso correto e seguro dos medicamentos.
“É uma ação para conscientizar a população sobre os riscos associados ao mal uso de medicamentos, principalmente no que se refere à automedicação, além de ações que promovam o bem-estar e a qualidade de vida da população”, conta a professora Hosana Delbonsi.
As ações, gratuitas e abertas à população, têm o caráter informativo, no sentido de orientar a população sobre os medicamentos (uso, armazenamento e descarte), hábitos saudáveis de vida e estratégias para o acompanhamento e controle das principais doenças crônicas.
Serão abordadas também as possíveis interações entre plantas medicinais e medicamentos, realizada a aferição da pressão arterial, glicemia capilar e o atendimento farmacêutico, além do encaminhamento para o serviço público de saúde, se necessário.