Ribeirão Preto recebe campanha pelo uso racional de medicamentos

As ações, promovidas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP, serão das 9h às 15h na Praça XV de Novembro no centro da cidade

Publicado: 29/04/2024
Praça XV em Ribeirão Preto vai receber mais uma edição da Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos – Foto: USP Imagens
Na próxima sexta-feira (3/5), a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP promove mais uma edição da Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos, na Praça XV de Novembro no centro da cidade, das  9h às 15h.

A organização é do Centro Acadêmico Lourenço Roselino e da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FCFRP. Estudantes, profissionais e professores da Unidade antecipam a mobilização nacional em prol do Dia Nacional do Uso Racional do Medicamento, dia 5 de maio, para demonstrar à população a importância do uso correto e seguro dos medicamentos.

Ações da campanha em 2022 – Imagem: Arquivos FCFRP

“É uma ação para conscientizar a população sobre os riscos associados ao mal uso de medicamentos, principalmente no que se refere à automedicação, além de ações que promovam o bem-estar e a qualidade de vida da população”, conta a professora Hosana Delbonsi.

As ações, gratuitas e abertas à população, têm o caráter informativo, no sentido de orientar a população sobre os medicamentos (uso, armazenamento e descarte), hábitos saudáveis de vida e estratégias para o acompanhamento e controle das principais doenças crônicas.

Serão abordadas também as possíveis interações entre plantas medicinais e medicamentos, realizada a aferição da pressão arterial, glicemia capilar e o atendimento farmacêutico, além do encaminhamento para o serviço público de saúde, se necessário.