Professor Norberto Cairasco é o novo Doutor Honoris Causa da Universidade de Salamanca

Além de Norberto Garcia Cairasco, receberam o título a antropóloga Rita Segato, da Argentina, o músico e poeta Caetano Veloso, do Brasil, e a socióloga Ángeles Durán, da Espanha

26/04/2022 - Publicado há 2 anos

O claustro de doutores da Universidade de Salamanca (Usal) na Espanha aprovou o título de Doctores Honoris Causa ao professor Norberto Garcia Cairasco da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, no dia 21 de abril de 2022. Além do docente, receberam o título a antropóloga Rita Segato, da Argentina, o músico e poeta Caetano Veloso, do Brasil, e a socióloga Ángeles Durán, da Espanha.

“Que felicidade indescritível estar em tão excepcional e preciosa companhia! Premia este momento muitas aventuras na Educação, na Ciência e nas Artes, e muitas vidas que estiveram perto de mim em todas as épocas. Não é possível construir um caminho onde o homem é prioritário sem ser alvo de atos solidários. Tenho a certeza de que ao terminar esta empreitada, a solidariedade sempre esteve comigo. Sem tantas pessoas na minha retaguarda, ao meu lado ou iluminando o meu caminho, estas histórias seriam simplesmente inexistentes”, comenta o professor Norberto Cairasco.

A cerimônia oficial de outorga do grau será feita presencialmente no dia 28 de junho na Usal.

Trajetória do professor Garcia Cairasco

Graduado em Biologia pela Universidade del Valle, em Cali, na Colômbia, o professor Norberto Garcia Cairasco realizou o mestrado e doutorado pela FMRP e, depois, contribuiu por três anos no ensino das Neurociências na Facultad de Salud da Universidad Industrial de Santander, na Colômbia, onde já foi docente.

Tornou-se professor na FMRP aos 34 anos e depois de dois anos iniciou o pós-doutorado no Duke Medical Center, na Carolina do Norte, Estados Unidos. Além dessas ações, Cairasco tem experiência na área de Fisiologia/Neurofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Neurobiologia Comportamental, Eletrofisiológica, Celular, Molecular e Computacional das Epilepsias e Comorbidades Neuropsiquiátricas.