A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP promove o evento Pouvoir Contituant Original Brésil-Benin – Poder Constituinte Originário Brasil-Benin, nesta sexta-feira (24/5), às 10h, no Anfiteatro da FDRP, aberto ao público e gratuito, sem necessidade de inscrição.
Organizado pelo professor Rubens Beçak e pelo estudante Gbemiga Geraldo Ahohe, ambos da FDRP, em parceria com o governo da República do Benin e da Assembleia Nacional do Benin, o encontro conta com a participação de Abraham Ahohe, empresário e ex-deputado da Assembleia Nacional do Benin; do professor de Direito Constitucional e presidente da Procuradoria Geral do Benin, Justin Gbenamento; e Noël Akissoe, deputado da Assembleia Nacional do Benin.
Conhecido anteriormente como Reino do Daomé, após o fim da escravidão em 1872, o país foi colonizado pela França e rebatizado como Daomé Francês. Em 1960 o país conquista sua independência da França, se transformando em um país soberano. O nome Benin só foi adotado em 1975, fazendo referência à baía de Benin, águas que banham a costa sul daquele país.
Localizado na África Ocidental, o país faz fronteira com Burkina Fasso, Níger, Nigéria e Togo. Apesar de independente, o país manteve o francês como seu idioma oficial.
Mais informações: direitorp@usp.br
*Estagiário sob supervisão de Rose Talamone