Exposição “Pura Rotina” é destaque do “Express Cultura” desta quinta-feira (14/9)

A mostra será inaugurada nesta sexta-feira, às 17h, e poderá ser visitada até 11 de outubro no Instituto de Estudos Avançados da USP Polo Ribeirão Preto

14/09/2023 - Publicado há 10 meses
Exposição Pura Rotina, do Toró Coletivo de Arte – Foto: Divulgação
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quinta-feira (14/9) traz como destaque a exposição Pura Rotina, do Toró Coletivo de Arte, que reúne seis obras e instalações criadas com materiais recicláveis e não recicláveis que fazem parte do cotidiano. A mostra será inaugurada nesta sexta-feira, às 17h, e poderá ser visitada até 11 de outubro no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, de segunda a sexta, das 8h às 16h30. Para falar um pouco sobre a exposição, o Express Cultura entrevistou Renato Grecco, um dos artistas plásticos do Toró Coletivo de Arte.

Nesta quinta-feira, tem abertura da exposição Engenhos e Paisagens, da artista Adelaide Sampaio, no Museu Casa da Memória Italiana. As obras expostas carregam uma atmosfera de momentos ao ar livre, aspectos mais etéreos e nuances de tons da terra, das plantações e do céu. São paisagens que trazem também construções de engenhos de açúcar, peças fundamentais para o desenvolvimento econômico da região de São Paulo. Com entrada gratuita, a exposição começa hoje e se estende até dia 11 de outubro, no Museu da Casa da Memória Italiana, na Rua Tibiriçá, 776. As exposições na Casa da Memória Italiana fazem parte da 48° edição do SARP, Salão de Arte de Ribeirão Preto.

Também tem a exposição História em Quadrões: Pinturas de Maurício de Sousa. As peças são releituras de pinturas e esculturas de artistas mundialmente consagrados, mas com os personagens da Turma da Mônica. O projeto tem como objetivo popularizar a história da arte, já que os personagens criados por Maurício, ao longo de mais de 60 anos de carreira, fazem parte da cultura brasileira, além de levar o conhecimento artístico para todos os públicos, por meio da memória associativa. A mostra está exposta no hall de entrada do Teatro do Sesi, na Rua João Ignachiti, 20, de quarta a sábado, das 11h às 20h, e aos domingos, da 13h às 19h. A exposição fica em exibição até dia 30 de setembro.

Já na Biblioteca Sinhá Junqueira, o Grupo Palmeiras: Quarteto de Cordas e Caio Augusto no Violão realiza o décimo sétimo recital, com entrada gratuita e sem reserva de ingressos. O programa, sem intervalo, é promovido pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e conta com um repertório amplo, de sonatas a composições de fandango. O grupo já participou de vários festivais de música clássica e é bastante influente no universo erudito. A apresentação será nesta quinta-feira, às 19h, na Biblioteca Sinhá Junqueira, que fica na Rua Duque de Caxias, 547.

A Biblioteca também realiza Oficina Cultural Literária, que busca a formação, a difusão e o fomento da literatura para o público infantil. A iniciativa é da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Instituto do Livro, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo. A oficina é com a Daniella Pereira Fernandes Santos e Thayene Alves, do Instituto do Livro, que acreditam que o incentivo é um dos elementos essenciais de curto e longo prazo para alfabetizar, educar, informar e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural de uma criança. A oficina gratuita será às 17h, na Biblioteca Sinhá Junqueira.

No Sesc tem a oficina Composições Poéticas com Fabricio Bispo, Letícia Iarossi e Jairo Araújo. O encontro literário é uma intervenção artística, onde os poetas transformam as memórias dos participantes em poemas. Os poemas são escritos em pequenos zines e entregues ao público no final do encontro. A oficina começa às 18h, na Biblioteca do Sesc, que fica na Rua Tibiriçá, 50. A oficina é gratuita e tem uma limitação de 15 vagas, que serão ocupadas por ordem de chegada.

O Sesc promove o workshop Arbitragem de Breaking, nova modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O objetivo do evento é investigar esse esporte, entender suas regras e suas pontuações. Esse estilo teve origem na cidade de Nova York, no bairro do Bronx, em 1970. É um esporte que combina dança urbana com atletismo. O estilo fez sua estreia na cultura mainstream na década de oitenta. O workshop começa às 20h, no Ginásio do Sesc. Mas atenção, há um limite de 100 vagas, e as inscrições devem ser realizadas presencialmente no local do evento com uma hora de antecedência. O workshop é gratuito.

No Hashtag Bar tem música ao vivo com a banda High Night. Eles apresentam covers de grandes bandas do rock, como Led Zeppelin, Van Hallen, Deep Purple e Journey. Com couvert de R$ 10, eles tocam hoje, às 22h, no Hashtag Bar, que fica na Rua São José, 1565, na Boulevard.

Na Vila Dionísio, a música ao vivo fica por conta da banda Versão 2, que toca rock moderno, gênero do rock contemporâneo transmitido principalmente por emissoras de rádio atuais. Com uma variedade de artistas, o formato rock moderno comprime músicas mais comerciais e também o rock alternativo. A banda sobe ao palco às 20h, na Vila Dionísio, na Rua Eliseu Guilherme, 567. O ingresso deve ser comprado pelo site viladionisio.com.br ou presencialmente e custa R$ 15.

*Estagiária, com orientação de Mel Vieira e Gabriel Mendeleh; edição de Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.