Estudantes de graduação vão receber bolsas para educação pelo trabalho em Ribeirão Preto

Atividades são desenvolvidas junto à Secretaria Municipal de Saúde e enfatizam a equidade no trabalho

Publicado: 16/04/2024     Atualizado: 17/04/2024 as 17:53
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é desenvolvido pelas Unidades locais da USP em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto – Foto: Freepik

Estão abertas, até 19 de abril, as inscrições para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) 2024/2026, com o tema Equidade, desenvolvido pelas Unidades locais da USP em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto. Ao todo, são oferecidas 40 bolsas para estudantes de graduação da USP, além de outras para preceptores(as), trabalhadores de saúde que atuam nos serviços do SUS, tutores(as), docentes da USP e orientador(a) de serviço.

O projeto Fortalecendo a Integração entre Ensino, Serviço e Comunidade: PET-Saúde Ribeirão Preto, SP pela equidade para as trabalhadoras do SUS será desenvolvido em três eixos, sendo o primeiro o de Valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia, deficiências e as interseccionalidades no trabalho na saúde; o segundo o de Valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, saúde mental e as violências relacionadas ao trabalho na saúde; e o terceiro de Acolhimento e valorização às trabalhadoras e trabalhadores e futuras trabalhadoras e trabalhadores da saúde no processo de maternagem, acolhimento e valorização de mulheres, homens trans e outras pessoas que gestam.

Átila Alexandre Trapé – Foto: USP Vida

Segundo o coordenador do PET-Saúde Equidade, o professor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP Átila Alexandre Trapé, a novidade desta edição do projeto é a inclusão dos cursos de ciências humanas e sociais aos demais da área de saúde do campus. Então, graduandos do Direito, Pedagogia e dos cursos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP também podem concorrer às bolsas.

Para participar do projeto, que será desenvolvido em dois anos a partir de maio de 2024, os interessados devem fazer suas inscrições on-line, exclusivamente através de preenchimento de formulário e anexo de documentos pelos editais publicados no site da EEFERP.

Mais informações: e-mail: petsaudeequidaderp@usp.br / Instagram: @petsaudeusprp