Entrevista com o Grupo Teatral Gorki é destaque no “Express Cultura” desta terça-feira (2/7)

O grupo está com inscrições abertas para três cursos no mês de julho, sendo dois de teatro musical e um de dança

Publicado: 02/07/2024
Ana Luz e Antônio Rezende do Grupo Teatral Gorki – Foto: arquivo pessoal
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta terça-feira (2/7) traz como destaque a entrevista com o coordenador geral Antônio Rezende e a gestora de projetos Ana Luz do Grupo Teatral Gorki. Essa é a última semana para inscrições para os cursos oferecidos pelo grupo no mês de julho; uma ótima oportunidade para os alunos que estão nas férias escolares. São três cursos, dois de teatro musical e um de teatro de dança. O curso Encantado, de teatro musical para crianças de 8 a 14 anos, possui aulas de canto, dança e interpretação, e será de segunda a sexta-feira das 14h às 17h. O curso Intensivo Broadway 2000 também é uma oficina de teatro musical para maiores de 16 anos. O horário é de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Além disso, a oficina A Dança e a Cena, para maiores de 16 anos, será de segunda a sexta-feira das 20h30 às 22h30. Todas as oficinas serão de 8 de julho a 2 de agosto no Espaço Gorki na Rua Iara, 42, Jardim Macedo. As inscrições devem ser feitas no Instagram @grupoteatralgorki. Mais informações e valores de cada curso pelo telefone (16) 98142-3000 ou pelo e-mail producaocultural@grupoteatralgorki.com.

A primeira dica cultural de hoje é o Clube de Leitura 6.0, na Biblioteca Sinhá Junqueira. O encontro, gratuito, será às 16h, e é voltado para pessoas com mais de 60 anos. A iniciativa do projeto do Observatório do Livro traz leituras semanais e rodas de discussão sobre livros. A Biblioteca Sinhá Junqueira está localizada na Rua Duque de Caxias, 547. No Sesc tem o espetáculo de teatro Numinoso com a Cia Cornucópia. A apresentação conta a história de um velho homem que busca se isolar no alto de uma montanha, onde ele encontra a companhia de uma árvore e uma estranha criatura. No entanto, personagens do passado ressurgem e o homem é obrigado a encarar algumas memórias. O espetáculo começa às 20h, no auditório do Sesc, localizado na Rua Tibiriçá, 50, e a classificação indicativa é para maiores de 14 anos. Os ingressos estão disponíveis nas bilheterias das unidades, e custam R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia-entrada.

A programação da oitava edição do Festival de Cinema Italiano da Casa Belas Artes exibe três filmes. O primeiro é o longa Ainda Temos o Amanhã, às 14h, da diretora Paola Cortellesi, com classificação indicativa para maiores de 16 anos. O filme se passa na Itália pós-guerra dos anos 40, e conta a história de Delia, esposa de Ivano e mãe de três filhos. Delia aceita a vida que foi destinada como mãe e esposa. Com a chegada de uma carta misteriosa, desperta a sua coragem de desafiar o destino e imaginar um futuro melhor.

Mais tarde, às 16h, será exibido o filme Confidenzia, com classificação indicativa de 16 anos e direção de Daniele Luchetti. O longa narra a história de Pietro, professor de uma escola na periferia de Roma. O professor mantém um relacionamento com Teresa, sua ex-aluna dez anos mais nova. Em certa ocasião, ela propõe que eles confessem seus segredos mais obscuros, fazendo com que o rumo dessa relação mude totalmente, e que essas confissões os persigam pelo resto de suas vidas.

Fechando a programação da Casa Belas Artes, às 19h, será exibido o filme Lubo, com classificação indicativa de 12 anos. O longa do diretor Giorgio Diritti conta a história do jovem Lubo, que é convocado para o serviço militar no exército suíço para proteger a fronteira. Logo, seu primo conta que a polícia levou seus filhos, por serem descendentes de ciganos. O jovem embarca em uma vingança com repercussões inesperadas, repensando os limites entre o bem e o mal. A Casa Belas Artes aceita somente pagamento em pix e dinheiro, e os ingressos para cada uma das sessões custam R$ 40 a inteira e R$ 20 a meia-entrada. O espaço fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

Na programação do Festival Nelson Rodrigues tem o espetáculo de teatro Perdoa-me por me traíres, às 20h, na Arena Porão. A peça conta a história da jovem Glorinha, de 16 anos, que vive com seu tio Raul, um homem dominador e violento, e com sua tia Odete, uma mulher psicologicamente abalada. Movida pela tragédia e pelo desejo de vingança, Glorinha se envolve em desejos proibidos, e Raul, consumido pelo ódio e pela culpa, tenta controlar a vida de sua sobrinha. O espetáculo é gratuito e não é indicado para menores de 14 anos. A Arena Porão fica na Rua 21 de Abril, 375, na Vila Tibério.

O Museu Casa de Portinari traz uma programação de férias, com atividades para crianças. Nesta edição, por conta dos Jogos Olímpicos, entre os dias 26 de julho e 11 de agosto na França, o Museu Casa de Portinari apresenta uma programação especial. Além das brincadeiras tradicionais, também haverá jogos de queimada, futebol, basquete, vôlei e pingue-pongue. A programação começa hoje e termina no dia 31 de julho, de terça a domingo, das 9h até às 17h. O Museu Casa de Portinari fica na Praça Candido Portinari, 298, no Centro de Brodowski.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Mendeleh e Rose Talamone