Curso gratuito de especialização em criminologia está com inscrições abertas

Aulas serão on-line, de 28 de abril a 28 de outubro, e inscrições vão até 15 de março

 10/03/2023 - Publicado há 12 meses
Por

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, em parceria com universidades europeias, está oferecendo o curso on-line e gratuito Criminologia: bases teórico-metodológicas e aplicabilidade. As inscrições vão até 15 de março e podem ser feitas aqui.

A proposta é fortalecer a área da criminologia, enquanto ciência autônoma, na América Latina, levando em consideração “a importância dos problemas de violência e segurança pública serem abordados, considerando o conhecimento científico produzido e acumulado nessa área específica, essencialmente multidisciplinar, empírica e humanista”, contam os organizadores do curso.

O objetivo é que os alunos possam conhecer a história da criminologia, os principais modelos e teorias criminológicas, entendendo seu alcance e limites, os avanços da subárea vitimologia, em termos legais e psicossociais, princípios e exemplos de intervenções em prevenção e em tratamento na área criminal/juvenil, os princípios e conceitos relacionados a políticas públicas na área de segurança; aprender a diferenciação do direito penal; entender e refletir criticamente sobre os processos de produção de conhecimento científico em criminologia, além de se tornarem aptos a buscar e identificar informações relevantes, de base científica, sobre o fenômeno criminal e refletir sobre a sua aplicabilidade.

São 40 vagas para profissionais graduados em qualquer área do conhecimento. As aulas vão de 28 de abril a 28 de outubro, sempre às sextas-feiras, das 19h30 às 21h30, e aos sábados, das 8h30 às 16h30. A coordenação do curso é da professora Marina Rezende Bazon e a vice-coordenação, da professora Sonia Regina Pasian, ambas do Departamento de Psicologia da FFCLRP.

Mais informações pelo telefone (16) 3315-3830 ou e-mail erasmuspluscriminology@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.