Conferência aborda violência interpessoal e vitimização repetida

Evento com professor da Universidade Federal de Minas Gerais vai mostrar estudo sobre o tema realizado na região metropolitana de Belo Horizonte; realização é do IEA-RP e da AICLP

21/03/2023 - Publicado há 1 ano

O Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP e a Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa  promovem no dia 29 de março, a partir das 14h, mais um evento de seu ciclo de conferências, desta vez com o tema Violência interpessoal múltipla e vitimização repetida na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

O evento será exclusivamente on-line, com transmissão pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do instituto no Facebook. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Haverá envio de certificado de presença aos participantes que responderem o formulário enviado durante o evento no chat das ferramentas.

O palestrante será o professor associado do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG, Braulio Figueiredo. Ele vai abordar um estudo que examina as características de vítimas e autores de vitimização repetida associada a violência interpessoal em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O estudo analisou três tipos de violências interpessoais (ameaças, agressões/lesões e homicídios). No geral, os resultados mostram maior prevalência de vítimas do sexo feminino e autores do sexo masculino, sendo que para homicídios, os homens são as maiores vítimas. Os achados demonstram a relevância em se implementar estratégias de prevenção específicas focadas em vítimas de violência interpessoal. Segundo Braulio, muitos estudos mostram a existência de vitimização repetida de forma variada por tipo de crime, mas poucos estudos evidenciam esse fenômeno em países da América Latina.

Braulio Figueiredo possui graduação em Ciências Sociais pela UFMG, aperfeiçoamento em Análise Quantitativa pela Universidade do Texas em Austin, mestrado e doutorado em Sociologia pela UFMG. Atualmente é professor associado do Departamento de Sociologia da UFMG, pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública e do Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais da UFMG. Também é investigador (Maria Zambrano Visiting Scholar) no Centro CRÍMINA, para o estudo e prevenção da delinquência da Universidad Miguel Hernández de Elche e bolsista de Produtividade CNPq. Tem interesse em pesquisa nos seguintes temas: Teoria Criminológica Aplicada, Policiamento por Evidências, Gestão Urbana e Crime, Delinquência Juvenil e Justiça Criminal, Análise Criminal, Sistema de Informação Geográfica, Cyber-Criminologia.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.