Conferência discute mobilidade elétrica e cidades inteligentes para o desenvolvimento sustentável

O evento será de 2 a 4 de outubro, em Blumenau, e é organizado pela USP, Universidade Federal de Santa Catarina e Observatório All4Food

25/09/2023 - Publicado há 9 meses
Evento vai discutir o futuro da mobilidade sustentável e das cidades conectadas – Foto: Gerd Altmann/Pixabay

.
A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, Campus Pirassununga, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Campus Blumenau e o Observatório All4Food se uniram para promover a conferência Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes: Desafios para o Desenvolvimento Sustentável.

O evento, aberto a todos os interessados no tema, será de 2 a 4 de outubro, no campus da UFSC em Blumenau, Rua João Pessoa, 2.750, e vai discutir o futuro da mobilidade sustentável e das cidades conectadas. A coordenação do evento é das professoras Selene de Souza Siqueira Soares, da UFSC, e Vivian Lara, da FZEA.

As inscrições são gratuitas, mais informações estão disponíveis neste link.

Confira a programação:

No dia 2/10 haverá três palestras com os temas: Impactos ambientais da mobilidade elétrica urbana: riscos e benefícios; Mobilidade elétrica no contexto da cidade inteligente 5.0: pavimentando o caminho para o transporte urbano sustentável; Inteligência em cidades: avanços e oportunidades.

No dia 3/10, dois minicursos, um em inglês: Introduction to Smart Cities and the 4.0 Industry, com o professor  Miroslav Svítek; e outro em português: Planejamento estratégico sustentável da mobilidade elétrica, com o professor Ticiano Costa Jordão. Ambos são da Faculdade de Ciências dos Transportes da Universidade de Praga, República Checa.

No dia 4/10 haverá duas mesas redondas com os temas: Desenvolvimento em cidades: humano, urbano e econômico e Cidades Inteligentes: tendências, oportunidades e desafios.  Durante o evento também haverá apresentação de trabalhos acadêmicos e no encerramento premiação para os melhores trabalhos.