Espetáculo aborda responsabilidade afetiva nos relacionamentos amorosos no Teatro da USP

O “ghosting”, termo que assombra os relacionamentos amorosos dos dias de hoje, é tema da peça “Copo Vazio”, que adapta livro homônimo da psiquiatra Natália Timerman. A temporada é gratuita

 Publicado: 02/07/2024
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Cena da peça Copo Vazio – Foto: Ligia Jardim

 

O Teatro da USP (Tusp) recebe neste mês de férias em sua sala principal na Maria Antônia o espetáculo Copo Vazio, inspirado no livro homônimo da psiquiatra e escritora Natalia Timerman. A peça realiza esta temporada gratuita entre 05 e 21 de julho, com sessões às sextas e sábados, 20h, e aos domingos, 18h, com ingressos distribuídos 1h antes de cada sessão.

Lançado pela Editora Todavia, em 2021, o romance de Natalia Timerman trata da sensação do abandono a partir de uma perspectiva contemporânea. Criada a partir da experiência da própria autora com um “ghosting” – termo que atualmente designa o desaparecimento voluntário e repentino de alguém em um relacionamento amoroso –, a obra é uma ficção que explora o ponto de vista de Mirela, mulher inteligente e bem-sucedida, mas que acaba submergida em afetos perturbadores quando se apaixona por Pedro, que a abandona.

“Pedro desaparece sem nenhum motivo aparente e Mirela precisa lidar com esse sentimento que é pior do que uma simples rejeição. Vemos uma mulher angustiada, buscando nas suas memórias algum sinal de que ela cometeu algum erro durante a relação. A vida dela vai acontecendo e ela está sempre às voltas com esse fantasma”, conta a atriz Carolina Haddad, que idealizou a montagem e divide o palco com Vinícius Neri, com adaptação da dramaturga Ângela Ribeiro e direção de Bruno Perillo.

Carolina Haddad e Vinícius Neri – Foto: Bruna Massarelli

Em cena, um ator e uma atriz, Carolina e Vinícius, ensaiam, refletem e incorporam aspectos e ações das personagens Mirela e Pedro, tentando reconstruir a trajetória de um intenso relacionamento que dura três meses, até o súbito desaparecimento de Pedro. Enquanto o livro foca a vulnerabilidade sentida pela protagonista, na peça os atores buscam recriar a história do relacionamento e, ao mesmo, colocar em pauta uma discussão coletiva sobre a superficialidade dos relacionamentos na contemporaneidade.

A ideia é levar alguns questionamentos ao espectador, dentre os quais: será que o medo de sofrer impede as pessoas de apostarem no amor? O fato de sermos, de certa forma, reféns do mundo virtual está deixando a humanidade ainda mais solitária? “Nosso foco é mostrar para as pessoas que ter responsabilidade afetiva é o básico para qualquer relacionamento. Somos seres dotados de sentimentos e não podemos perder a empatia. Afinal, as pessoas podem estar lidando com situações que nem imaginamos e simplesmente sumir da vida de alguém, como acontece na história, pode disparar gatilhos bem ruins”, argumenta Carolina.

Do ponto de vista narrativo, a peça se estrutura sem ordem cronológica, como no romance: presente, passado e futuro se misturam e, para dar conta dessa complexidade, os intérpretes alternam momentos em que vivem a história e momentos em que são atriz e ator que discutem sobre suas personagens. “Quisemos transportar o tom da prosa poética da narrativa original para os palcos”, diz Perillo, e para isso a montagem lança mão de recursos metalinguísticos como vídeo-projeções mapeadas, canto, dança, cenografia e iluminação, a fim de multiplicar os planos de percepção do público.

A peça teve sua estreia há pouco mais de um mês no Sesc Belenzinho, com ingressos totalmente esgotados antes do final da temporada.

Ficha Técnica

Dramaturgia: Angela Ribeiro (livremente inspirada em Copo Vazio, de Natalia Timerman (Todavia, 2021). Elenco: Carolina Haddad e Vinicius Neri. Direção: Bruno Perillo. Direção de movimento: Marina Caron. Cenografia: Chris Aizner. Cenotecnia: Casa Malagueta. Desenho de luz: Gabriele Souza. Operação de luz: Letícia Rocha. Trilha sonora: Pedro Semeghini. Operação de som: Eder Sousa. Direção de imagem e videomapping: André Grynwask e Pri Argoud (Um Cafofo). Operação de vídeo: Rodrigo Chueri. Figurinista: Anne Cerutti. Assistente de figurino: Luiza Spolti. Fotos: Bruna Massarelli, Lígia Jardim, Kim Leekyung. Redes sociais: Madu Arakaki, Livia Joia, Gabriela de Sá. Design gráfico: Angela Ribeiro. Produção: CM Haddad Produções e Corpo Rastreado – Letícia Alves. Assistência de produção: Madu Arakaki. Assessoria de imprensa: Canal Aberto – Márcia Marques, Flávia Fontes e Daniele Valério. Idealização: Carolina Haddad.

Serviço

Copo Vazio: de 05 a 21 de julho de 2024
Sextas e sábados, às 20h e, aos domingos, às 18h
Sessão em Libras: 14 de julho, domingo, às 18h
Tusp MariAntonia | R. Maria Antônia, 294 – Vila Buarque, São Paulo – SP, 01222-010
Classificação etária: 16 anos | 80 minutos | Ingressos gratuitos, 1h antes de cada sessão.


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