Curso gratuito explora as diferentes visões de mundo das teorias físicas

Participantes são convidados a conhecer as diferenças de cada teoria física em encontros virtuais

20/05/2024 - Publicado há 2 meses

O Centro Universitário Maria Antonia da USP realiza, a partir de 4 de junho, o curso gratuito A mecânica, o eletromagnetismo e a relatividade: continuidades e descontinuidades entre as teorias físicas. Ministrado pela professora Fabiana Kneubil, é dividido em quatro encontros a distância, sempre às terças-feiras, das 14h30 às 16h30. Com 50 vagas presenciais e 100 vagas a distância, as inscrições on-line no sistema Apolo da USP são realizadas até 24 de maio.

O curso se propõe a aprofundar os conceitos de eletromagnetismo e a mostrar a transição da mecânica clássica para a teoria da relatividade, enfatizando as diferenças entre as visões de mundo de cada teoria. A professora Fabiana explica que quer contribuir para a formação complementar dos participantes, “apresentando alguns fenômenos eletromagnéticos em que as leis de Newton perdem a validade e discutindo aspectos da natureza das teorias científicas”.

Para o curso presencial com 50 vagas, a inscrição é pelo http://e.usp.br/qbh. Já para o curso on-line com 100 vagas, a inscrição é pelo link http://e.usp.br/qbi. O link de cada encontro será enviado aos selecionados.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

4 de junho
O universo físico clássico, as leis e as ideias da mecânica newtoniana

11de junho
A ideia de campo e o eletromagnetismo

18 de junho
Ondas eletromagnéticas: momento sem massa e as descontinuidades com a mecânica newtoniana

Quebra da terceira lei de Newton e o nascimento da teoria da relatividade

25 de junho
A relatividade de Einstein: espaço, tempo e matéria

Ressignificação dos conceitos, rupturas e a nova arquitetura

Sobre a professora

Fabiana B. Kneubil tem graduação em Física, mestrado e doutorado em Ensino de Física pela USP e pós-doutorado na Universidade de Copenhagen, na Dinamarca. É professora há 20 anos, tem experiência em educação nos diferentes níveis, desde o ensino médio até o superior, e trabalha com formação de professores e cursos de extensão. Foi professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atualmente é diretora do Instituto Educacional Futuro da Ciência (IEFC), com sede na cidade de São Paulo, realizando cursos, palestras de divulgação científica e pesquisas na área de epistemologia, produzindo textos e materiais com novas abordagens de conteúdo de Física. Foi também colaboradora da Universidade Virtual do Estado de SP (Univesp), ministrando videoaulas para o curso de Eletromagnetismo Avançado, e da Faculdade de Educação do Sesi. Também ministrou o Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza por Área de Conhecimento (pós-graduação lato sensu).

Serviço

Onde  |  Centro MariAntonia da USP
Quando | De 4 a 25 de junho de 2024, terças-feiras, das 14h30 às 16h30
Quanto | Grátis
Vagas | 50 vagas presenciais com certificado  / 100 vagas on-line com certificado (sujeitas a seleção. Prioridade aos professores da rede pública do ensino fundamental e médio)
Inscrições | pelo sistema Apolo para o curso presencial e para o curso à distância.