O Cinema da USP (Cinusp) lançou no dia 27 de abril, em parceria com a Cinemateca Brasileira, o livro Jorge Furtado: tudo isso aconteceu, mais ou menos. A publicação gratuita está disponível para acesso no catálogo de livros do Cinusp no Portal de Livros Abertos da USP.
O lançamento fez parte da mostra de mesmo nome, realizada em abril e maio de 2024 em ambos os locais, com a exibição de 23 títulos do cineasta.
Jorge Furtado: tudo isso aconteceu, mais ou menos, organizado por Wilq Vicente, é o décimo terceiro livro da Coleção Cinusp, realizado em coedição com a Cinemateca Brasileira. A obra, assim como toda a coleção, iniciada com o lançamento de Robert Bresson, está disponível no Portal de Livros Abertos da USP.
Este é o primeiro livro da coleção a se dedicar à obra de um diretor nacional. Furtado é um dos mais importantes diretores brasileiros, tendo uma obra diversa que inclui curtas, longas, seriados e filmes produzidos especialmente para a TV.
Essa extensa e rica filmografia é objeto dos textos, onde diferentes autores, como Ismail Xavier e Esther Hamburger, procuram abarcar alguns dos aspectos de sua reflexão, expressão poética e experiência estética.
*Texto da Equipe Cinusp com revisão e edição de Elcio Silva