Risco de câncer provocado pela ranitidina é muito pequeno

É o que assegura o especialista do HC, Tomás Navarro, ao falar sobre a apreensão provocada no mercado pelas notícias da contaminação do medicamento por substância cancerígena

 28/01/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificar a contaminação de lotes de ranitidina oriundos de laboratório da Índia em setembro de 2019, laboratórios brasileiros recolheram lotes do remédio que é usado para tratar doenças do aparelho digestivo, como azia, gastrites, úlceras e refluxo. No princípio ativo cloridrato de ranitidina foi encontrada a substância nitrosamina acima dos níveis tolerados pela agência. A nitrosamina é classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como sendo possível causadora de câncer em humanos, por isso a medida preventiva de retirar dos lotes em circulação com níveis acima do permitido.

“O risco é muito, muito pequeno, pois a medicação existe no mercado brasileiro e mundial desde 1985 e não houve aumento de incidência de câncer de estômago. O segundo dado é que o uso da ranitidina de forma crônica e por longo período perde seu efeito”, afirma Tomás Navarro, chefe do Grupo de Esôfago e do Laboratório de Investigação de Motilidade Digestiva do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em entrevista ao Jornal da USP no Ar.

Algumas substâncias colocadas em alimentos para preservação de alimentos podem se transformar em nitrosamina. Segundo Navarro, também são aceitas dosagens pequenas, porém, no lote específico de ranitidina, as dosagens aceitáveis estavam um pouco acima do permitido. Não se sabe ainda se o problema está em um lote específico ou se a contaminação já existia. 

Apesar da retirada dos medicamentos nas farmácias e da não recomendação médica de uso, é possível substituir a ranitidina por outros remédios de efeito semelhante, sempre sob prescrição médica. A ranitidina diminui a acidez do estômago, mas não é a mais eficaz. “Em termos de potência, poderíamos substituir a ranitidina por famotidina ou cimetidina, que não estão com lotes contaminados. Se você quiser um efeito um pouco mais potente, deve ser usada a classe dos omeprazóis” recomenda Tomás Navarro. Ele alerta que ninguém deve se automedicar. Quando os problemas no estômago persistem, o especialista deve ser consultado.

Ouça a entrevista completa no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.