Alunos da USP auxiliam empreendedores do setor alimentício

Durante a pandemia, mais de 170 projetos voltados para micros e pequenas empresas foram realizados pela Nutrirp, empresa júnior composta por estudantes da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

14/07/2021 - Publicado há 3 anos
Formulação de cardápio e rotulagem são alguns dos serviços oferecidos pela consultoria júnior – Foto: Freepik

.
Promover o desenvolvimento de micros e pequenos empresários do setor alimentício é o principal objetivo da Nutrirp, empresa júnior de consultoria alimentícia formada por mais de 30 alunos do curso de Nutrição da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Criada em 2010, a empresa realizou mais de 170 projetos durante a pandemia com valor acessível para empreendedores de todo o Brasil.

Entre os clientes da Nutrirp está Eloisa Helena Campana, que é proprietária de uma marca de produção de petiscos, como antepastos e grissinis, em São Paulo. Ela revela que a elaboração de tabelas nutricionais, que é a representação gráfica dos nutrientes do alimento, contribuiu para aumentar o profissionalismo e a credibilidade da marca e dos produtos que fabrica.

“Manter a empresa durante a pandemia tem sido um desafio e a Nutrirp contribuiu com o serviço prestado para que os nossos produtos fossem comercializados de forma correta. Com o projeto, foi possível solucionar o desafio de poder comercializar em estabelecimentos comerciais e, assim, diversificar os canais de venda e aumentar o faturamento”, revela Eloisa.

Marca de antepastos teve consultoria da Nutrirp – Foto: Reprodução/Instagram

Assim como a tabela nutricional, a elaboração da rotulagem nasceu para auxiliar na sustentabilidade das empresas brasileiras, além de garantir o funcionamento da empresa júnior durante a pandemia. “Esse serviço consiste na criação de toda matéria descritiva ou gráfica, escrita, impressa, gravada ou colada sobre a embalagem do alimento. Nosso maior orgulho é impactar a vida de muitos microempreendedores preocupados com a regulamentação de seus serviços de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, conta Stefani Justa, assessora de Marketing da Nutrip.

Os atendimentos e serviços colocaram, durante todo o primeiro semestre de 2021, a Nutrirp  no Farol Verde de Alto Crescimento, que é um indicador de faturamento da Brasil Júnior, confederação brasileira de empresas juniores. “Apesar das adversidades impostas pelo contexto da pandemia, a empresa vem atingindo uma constância de crescimento rumo à conquista das suas metas anuais de faturamento, se desafiando dia após dia para atingir a sua melhor versão”, finaliza Stefani.

Outros serviços

A Nutrirp também possui outros serviços que continuaram durante a pandemia, como é o caso da formulação de cardápio. “Nós construímos um menu variado e nutricionalmente balanceado, contemplando saladas, pratos principais com opções vegetarianas, guarnições, complementos e sobremesas. E sempre é elaborado mediante o público-alvo do evento ou ambiente ao qual será destinado”, conta Guilherme Martinez, diretor de Mercado da empresa júnior.

Já a ficha técnica é um novo serviço oferecido pelos estudantes e consiste em uma ferramenta de apoio para a padronização e planejamento do cardápio para restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos que trabalham com alimentação. Além disso, o treinamento para funcionários sobre conhecimentos técnicos específicos de preparação e manuseio dos alimentos foi transformado em remoto durante a pandemia.

“Neste momento de pandemia, nós não estamos oferecendo o serviço de Coffee Break, que era um dos nossos principais atendimentos. Mas quem já teve a oportunidade de participar nunca se esquece, pois contamos com as mais diferenciadas preparações nutricionalmente adequadas e saudáveis”, completa Martinez.

Nutrirp esclarece sobre serviços como a rotulagem – Foto: Divulgação/Facebook

Empreendedorismo na formação

A experiência do empreendedorismo ao participar da Nutrirp proporcionou conquistas aos alunos, como fazer atendimentos para microempreendedores de todo Brasil e até no exterior, participar de capacitações e eventos do Movimento Empresa Júnior (MEJ), da Ambev e da TV Globo.

“A participação na Nutrirp proporciona uma forte vivência empresarial por meio do trabalho em grupo, de eventos para capacitação, do contato com o cliente e do comprometimento para cumprir responsabilidades. Por fim, notamos uma grande evolução ao final da participação na empresa em pontos como proatividade, respeito às diferentes opiniões e, principalmente, a comunicação”, finaliza Martinez.

Os microempreendedores podem contratar o serviço pelo siteInstagram ou Facebook; e acessar o e-book gratuito sobre tabela nutricional neste link.

Mais informações: mercado@nutrirp.com.br