Piscina de gelo, um banho de água fria para a recuperação

Submersão em água gelada após atividades físicas gera apenas um alívio, é momentâneo, diz especialista

 20/04/2018 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Nesta semana, o professor Paulo Roberto Santiago esclarece uma dúvida bem comum entre os atletas: submersão em água gelada é eficaz para a recuperação? “Para efeitos em curto prazo, aparentemente, sim, alivia momentaneamente; mas, a longo prazo, não é eficaz.”

Santiago analisa um artigo recém-publicado no periódico Sports Medicine, que colocou em prova aquilo que muitos especialistas acreditavam ser eficaz para a recuperação de atletas, o banho de água gelada ou, como é mais conhecida, a piscina de gelo. “Esse método é utilizado como uma forma de recuperação para atividades subsequentes, ou até mesmo um tratamento a longo prazo para os efeitos deletérios de alguns exercícios.”

O professor ressalta que, no estudo, além de não ter sido encontrado nem um benefício, também não foram encontrados malefícios. “A escolha de imersão não deve ficar por conta tanto do treinador quanto do atleta, pelo fato de gostarem ou não.” Ouça, no link acima, a íntegra da coluna do professor Paulo Santiago.

 

Por: Thainan Honorato


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.