Investigações biomecânicas entram na rotina de atletas amadores

Locais que antes faziam avaliações de alto nível começam a vender investigações para amadores

Nesta edição, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre as técnicas de investigações da biomecânica que estão cada vez mais presentes no dia a dia dos atletas amadores.

Como boa parte das investigações da biomecânica depende de equipamentos que são cada vez mais triviais no dia a dia, como GPS, câmeras de vídeo, acelerômetros e sensores de força e pressão, muitos locais que antes só faziam avaliações para pesquisa, ou para atletas de alto nível, começaram a vender essas avaliações para os atletas amadores.

Em 2011, a empresa Castrol e um grupo de pesquisadores portugueses fizeram uma série de avaliações biomecânicas de desempenho no jogador Cristiano Ronaldo e compararam ao desempenho físico. Essas avaliações mostram uma aplicação de ciência e esporte principalmente na biomecânica, que antes era inatingível para o público comum, e que hoje estão mais acessíveis, principalmente em relação ao custo. 

Para o professor, a grande questão a se superar para dar um passo à frente está relacionada aos serviços oferecidos e não em ter um equipamento de ponta e moderno. Porém, o profissional por trás da utilização desse aparelho tem que ter capacidade de interpretação, formação e também criatividade e conhecimento. 

Ouça acima na íntegra a coluna Ciência e Esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar toda sexta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •