Conhecido como Frei Veloso, o sacerdote mineiro José Mariano da Conceição Veloso (1742-1811) foi um pioneiro da botânica no Brasil. Entre 1783 e 1790, ele percorreu a então província do Rio de Janeiro para coletar espécimes vegetais e com elas compor o livro Florae Fluminensis, sua mais famosa obra. Nos primeiros anos do século 19, destacou-se também como tipógrafo, dirigindo a Tipografia do Arco do Cego, em Lisboa, Portugal.
Essa trajetória está contada no livro Frei Veloso e a Tipografia do Arco do Cego, de Ermelinda Moutinho Pataca e Fernando José Luna (organizadores), que a Editora da USP (Edusp) acaba de lançar. Com 448 páginas, o livro foi comentado pela professora Marisa Midori em sua coluna Bibliomania, transmitida no dia 20 de setembro de 2019 pela Rádio USP (93,7 MHz).
Ouça no link acima a íntegra da coluna.
Leia matéria publicada no Jornal da USP sobre o livro Frei Veloso e a Tipografia do Arco do Cego.
Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.