PIB pode refletir o bem-estar de países

O Produto Interno Bruto (PIB) vem sendo utilizado, principalmente, para medir o grau de desenvolvimento econômico de cada país

 04/07/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Reflexão Econômica desta semana, o professor Luciano Nakabashi fala sobre o PIB e o bem-estar social. Segundo o professor, atualmente o PIB é muito utilizado para medir o desenvolvimento econômico, mas tem outras funções. “O PIB é razoavelmente confiável e, apesar de ser imperfeito, ele é muito relacionado a medidas que são importantes para o bem-estar das pessoas.”

Ainda de acordo com Nakabashi, o país que tem mais renda per capita, consequentemente traz maior bem-estar social à sua população. “Os países com maiores capacidades produtivas têm mais investimento em saúde, bens essenciais às pessoas, além de maior acesso ao lazer.”

Para o professor, o PIB está relacionado a variáveis que influenciam diretamente na vida das pessoas. “Porém, os especialistas já estão buscando outras medidas para medir o bem-estar das pessoas, como, por exemplo, o índice de IDH, que mede a renda per capita.”  Ouça, no link acima, a íntegra da coluna do professor Luciano Nakabashi.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.