IBGE atualiza fronteiras do País com novas tecnologias geoespaciais

Os resultados podem ser conferidos no site do instituto

15/05/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP
Foto: DataCorp Technology LTD via Flickr – CC

.

No fim de março, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma relação atualizada dos municípios brasileiros que ficam na zona de fronteira. Eles totalizam 588 e se estendem em uma faixa de 15,9 mil km.

Esse levantamento só foi possível graças ao uso de novas tecnologias geoespaciais que, por meio de imagens de satélites, identificaram com mais precisão e riqueza de detalhes os limites do País. Os dados obtidos estão disponíveis no site do instituto.

O professor da Escola Politécnica da USP Edvaldo Simões da Fonseca Júnior explica como é feito esse mapeamento e suas implicações práticas. Ouça a reportagem no player acima.