História de retificação do Tietê pode ter contribuído para acidente na Marginal

Pedro Luiz Côrtes chama a atenção para a existência de material pouco consistente nas proximidades da obra

04/02/2022 - Publicado há 2 anos
Acesso à Marginal Tietê – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Logo da Rádio USP

Um acidente na obra da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo causou o rompimento de um trecho da Marginal Tietê no dia 1º de fevereiro. A cratera formada já foi coberta com concreto e parte da via está liberada.

Pedro Luiz Côrtes – Foto: IEA USP

Em nota, a concessionária responsável pela obra do Metrô afirmou que houve o rompimento de uma coletora de esgoto próximo ao poço Aquinos, que funcionará como canal de ventilação e saída de emergência da Linha 6-Laranja, e que as medidas de contingência do problema foram tomadas. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) afirmou que o episódio se trata do rompimento de uma supertubulação do esgoto.

Pedro Luiz Côrtes, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, que é geólogo e tem experiência com esse tipo de obra, comentou o tema no Jornal da USP no Ar 1ª Edição.

O que causou o acidente

“A mecânica de todo o acidente não é difícil de ser compreendida e remete um pouco à história de retificação do rio Tietê”, conta o professor. Segundo ele, o rio Tietê não era originalmente retilíneo, mas meandrante, formado por curvas. O rio foi transformado em um canal mais retilíneo para permitir a implantação de vias para automóveis nas suas marginais.

Os meandros desativados nesse processo foram preenchidos, ao longo dos anos, com materiais diversos, sem que houvesse o controle da qualidade do preenchimento. Por conta disso, o material encontrado nesses locais, muitas vezes, é pouco agregado, situação agravada pelas chuvas.

Quando a tuneladora, popularmente conhecida como tatuzão — máquina utilizada na escavação dos túneis do Metrô —, passa por uma região, ela cria vibrações, que intensificam a desagregação desse material. Com isso, a tubulação de esgoto presente no local perdeu a sustentação, o que causou sua quebra.

Com a tubulação trincada, o esgoto, em grande quantidade, começa a passar por essa área danificada, o que causa o rompimento da tubulação.

Houve descuido?

Para Côrtes, a proximidade da obra com o esgoto era muito grande, se considerado o material que estava sendo perfurado. O professor chama a atenção para um relatório de impacto ambiental que já alertava para a existência de material com baixo nível de consistência no trecho do acidente.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.