Entrada do Brasil na OCDE depende de contrapartidas ambientais e do fim da pobreza

Pedro Dallari diz que, ao participarem da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, os países-membros passam a ter práticas mais saudáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental

28/01/2022 - Publicado há 2 anos
A OCDE é uma organização que reúne as principais economias do mundo e tem como finalidade estabelecer padrões para o funcionamento da economia mundial – Foto: Neila Rocha/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Logo da Rádio USP
Pedro Dallari, professor do IRI – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Brasil foi convidado a abrir negociações sobre seu possível ingresso na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) junto a outros países. Para negociar sua entrada, foram exigidas contrapartidas ambientais, entre outras. Em carta, o presidente Jair Bolsonaro disse que está pronto para negociar e citou compromissos ambientais e fim da pobreza como metas.

O professor Pedro Dallari, do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, membro da Comissão de Direitos Humanos da Universidade e colunista da Rádio USP, comentou ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição sobre o caso.

A OCDE

Dallari explica que a OCDE é uma organização que reúne as principais economias do mundo e tem como finalidade estabelecer padrões para o funcionamento da economia mundial. Fazem parte da organização 38 países, incluindo os membros do Nafta e da União Europeia.

A OCDE surge no final da Segunda Guerra Mundial, com o propósito de gerenciar os recursos do Plano Marshall, quando os Estados Unidos e o Canadá colaboraram financeiramente para a reconstrução de seus países aliados na Europa.

A organização muda de função com a consolidação da União Europeia, quando passa a organizar os países mais ricos, buscando unificar a economia global. Sua postura disciplinar em relação ao comércio internacional passa, com o tempo, a se expandir para questões ambientais e sociais.

+ Mais

Relatório da OCDE sobre mineração no Brasil aborda sustentabilidade e garimpo

Pertencer à OCDE

Quando um país passa a pertencer à OCDE, ele deve cumprir determinações econômicas, sociais e ambientais. “O benefício desses países ao participarem da OCDE, pelo menos teoricamente, é que, como eles passam a ter práticas mais saudáveis do ponto de vista econômico, social, ambiental eles atraem mais investimentos e com isso geram maior crescimento”, explica Dallari.

Algumas das maiores economias mundiais, como a China, a Índia, a Rússia e a África do Sul — membros do Brics, do qual o Brasil faz parte — , no entanto, não buscam fazer parte da OCDE, por acreditarem que a entrada na organização limitaria muito sua autonomia.

Uma limitação imposta pela organização é a adequação a regras de direitos de patentes, concentradas principalmente nos países mais ricos. Alguns países acreditam que isso compromete sua liberdade para desenvolver sua própria ciência e tecnologia.

“O Brasil é uma economia muito importante. Sem dúvidas, entre os 38 países da OCDE, a maior parte não tem a relevância econômica do Brasil”, conta o professor. É necessário, no entanto, entender os prós e os contras do ingresso do Brasil.

Dallari conta que os governos Lula e Dilma optaram por não buscar a entrada do Brasil na OCDE, enquanto desde o governo Temer e ainda no de Bolsonaro a leitura é de que vale mais a pena ingressar. “Esse é um debate político que certamente vai aflorar fortemente no processo eleitoral deste ano”, destaca.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.