Eleição presidencial no México tem preferência pela esquerda

Andrés Manuel López Obrador tem 52% das intenções de voto

 05/06/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

O embaixador Rubens Barbosa, em sua coluna Diplomacia e Interesse Nacional, comenta sobre a eleição presidencial no México, prevista para o dia 1º de julho deste ano.

Segundo a análise de Barbosa, a perspectiva é que o candidato de esquerda, Andrés Manuel López Obrador, seja o candidato com mais chance de ganhar nas próximas semanas. “São vários os fatores: grande insatisfação dos mexicanos contra o governo federal, crescente violência política, corrupção desenfreada e baixo crescimento do país.” Ele acrescenta:”Qualquer semelhança é coincidência”.

A plataforma de Obrador, de acordo com Barbosa, é rever alguns contratos que foram flexibilizados, como o da energia, tomar medidas de redistribuição de renda, renegociar o acordo do Nafta e ajustar as relações com a Venezuela.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Diplomacia e Interesse Nacional


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.