Desabamentos de viadutos poderiam ser evitados com inspeções simples

Professor da Escola de Engenharia de São Carlos da USP comenta o acidente ocorrido em Brasília

 07/02/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

No fim da manhã desta terça-feira (6), desabou parcialmente o viaduto no Eixão Sul, em Brasília, soterrando dois carros, mas sem deixar vítimas. Em São Paulo, há aproximadamente três meses, houve um acidente no qual uma parte de concreto do viaduto da Ferrovia Paulista S.A. se soltou e atingiu o carro de uma mulher, que acabou falecendo. O Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) alertou sobre a manutenção de edificações.

O professor do Departamento de Engenharia de Estruturas da USP, Mounir Khalil El Debs, enfatiza a necessidade dos cuidados periódicos para esse tipo de estrutura e observa que, no Brasil, existe a sensação de que essas manutenções não estão tendo a “atenção que merecem”. Ainda segundo ele, vistorias simples podem evitar acidentes desse porte.

Ouça na íntegra a matéria acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.