Começa a campanha de vacinação contra os vírus influenza

Imunização oferecida pelo SUS já está atendendo gestantes e crianças

 15/04/2019 - Publicado há 5 anos
Por

Com a chegada do inverno há o aumento da propagação dos vírus influenza (H1N1, H3N2 e B), o que intensifica os quadros da gripe e coloca uma parcela da população em risco. Por esse motivo, a vacinação é oferecida anualmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Marta Heloísa Lopes, professora associada do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP, descreve os sintomas como um quadro de infecção respiratória comum, contando com dores de garganta, coriza, juntamente com febre, mal-estar e dores musculares. O que difere a gripe causada pelos vírus influenza das demais é sua intensidade, sendo capaz de levar pacientes a óbito.

Apesar de haver tratamento, realizado por meio de antivirais, nem sempre ele é totalmente efetivo. Caso ocorra o agravamento do caso, o remédio pode não ser suficiente para salvar a pessoa infectada. Portanto, a vacinação é imprescindível para que haja a imunização da população e a diminuição da transmissão.

A campanha de vacinação começou no dia 10 de abril e é válida para gestantes e crianças maiores de seis meses e menores de seis anos. A partir de 22 de abril, a ação se expandirá para idosos e pessoas com doenças crônicas ou problemas de imunodepressão.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.