Nesta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre o quanto o Brasil ainda está longe de ser campeão na produção de equipamentos aplicados aos esportes de alto rendimento. “Os equipamentos encontrados no Brasil são de produção estrangeira e isso faz deles detentores de quase toda a tecnologia aplicada nessa área”, diz Santiago.
O professor ressalta que o Brasil não é só carente na formação de base dos atletas, mas também é ineficiente no desenvolvimento e produção de equipamentos para mensurar e avaliar o desempenho do atleta. “O País é dependente até mesmo de equipamentos simples como esteiras ergométricas para corrida e cicloergômetros, para braços e pernas.”
Para Santiago, o Brasil precisa começar a desenvolver conhecimento científico e tecnológico nessa área. “Uma alternativa é investir em empreendedores, startups, na indústria, ou até mesmo em jovens universitários para construir materiais de ponta para avaliações e serem utilizados no esporte.” Ouça no link acima a íntegra da coluna do professor Paulo Roberto Pereira Santiago.
Por: Thainan Honorato