Brasil precisa investir no desenvolvimento de equipamentos para o esporte

Para o professor Paulo Santiago, não basta investir no atleta, mas também na produção de equipamentos esportivos

 24/11/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 27/11/2017 as 11:48

Nesta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre o quanto o Brasil ainda está longe de ser campeão na produção de equipamentos aplicados aos esportes de alto rendimento. “Os equipamentos encontrados no Brasil são de produção estrangeira e isso faz deles detentores de quase toda a tecnologia aplicada nessa área”, diz Santiago.

O professor ressalta que o Brasil não é só carente na formação de base dos atletas, mas também é ineficiente no desenvolvimento e produção de equipamentos para mensurar e avaliar o desempenho do atleta. “O País é dependente até mesmo de equipamentos simples como esteiras ergométricas para corrida e cicloergômetros, para braços e pernas.”

Para Santiago, o Brasil precisa começar a desenvolver conhecimento científico e tecnológico nessa área. “Uma alternativa é investir em empreendedores, startups, na indústria, ou até mesmo em jovens universitários para construir materiais de ponta para avaliações e  serem utilizados no esporte.” Ouça no link acima a íntegra da coluna do professor Paulo Roberto Pereira Santiago.

Por: Thainan Honorato


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.