Brasil precisa de políticas públicas para fomentar crescimento

Feldmann diz que não faz sentido sacrificar 2019, esperando orçamento proveniente da reforma da Previdência

 05/06/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 24/10/2019 as 15:34
Por

jorusp

Foto: Visualhunt

.

O desempenho da economia no primeiro trimestre, com queda de 0,2% em comparação ao último trimestre do ano passado, deve fazer com que as expectativas para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2019 piorem ainda mais. Com o fraco resultado da atividade econômica observado entre janeiro e março, passou a ganhar força entre analistas um cenário no qual o crescimento do Brasil neste ano possa ser inferior a 1%. Por que o crescimento persiste baixo no País? A economia vive um processo de estagnação?

“O Brasil não cresce porque insistimos em não fazer planos para o futuro. Durante o governo Temer, afirmou-se que a reforma trabalhista traria crescimento e emprego. Fazem o mesmo agora com a Previdência (a Proposta de Emenda Constitucional-PEC 06/2019). Precisamos de políticas públicas para fomentar crescimento”, responde Paulo Feldmann, professor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Em entrevista ao Jornal da USP no Ar, ele aponta um grande crescimento no mundo – hoje, o Fundo Monetário Internacional (FMI) espera uma expansão global de 3,6%.

Enquanto aqui são 12,4 milhões de desempregados, “praticamente não há desemprego no mundo. Na Europa é assim. Nos Estados Unidos a taxa é a mais baixa dos últimos 50 anos”, comenta Feldmann. Segundo ele, governos europeus investem no empreendedorismo para estimular o crescimento. À medida que o desemprego surge, pessoas têm facilidades para abrir seu negócio. “No modelo chinês, a prioridade máxima é infraestrutura. Ocupa-se a mão de obra com uma contrapartida para o país”, argumenta.

Nessa perspectiva, o professor reitera a necessidade de esforços para gerar empregos. O ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu iniciativas nessa direção na semana passada, mas nesta terça-feira (4) alegou que só seria possível implementá-las depois de aprovada a reforma da Previdência. “As previsões de aprovação da proposta no Congresso estão para setembro. Até lá, o ano acabou. Não faz sentido sacrificar o ano de 2019, esperando a fatia do orçamento que seria liberada em 2020 após a consolidação da nova Previdência, parece chantagem”, declara Feldmann. Ele lembra que desemprego é um problema recorrente no mundo e existe conhecimento disponível a respeito do assunto.

O professor atribui a estagnação também à falta de crédito. “A oferta é muito baixa e, quando existe, as taxas de juros são altas e os prazos de pagamento, curtos. Soma-se isso à insegurança econômica, e os empresários não investem. Desta maneira, não compram máquinas, não contratam nem expandem suas fábricas”, analisa.

Além das políticas de crédito, outra medida estrutural importante e necessária citada por Feldmann é a reforma tributária. “Nosso sistema é anacrônico. Oitenta por cento da arrecadação fica na União, ao passo que Estados e municípios ficam com uma parcela muito pequena. Impostos têm de ficar próximos ao cidadão”, esclarece. Assim, prefeituras e governos estaduais teriam mais recursos para revertê-los diretamente ao contribuinte. Fora isso, a reforma poderia propiciar uma redistribuição de renda. “Desigualdade talvez seja o principal problema do País. Menos de 10% da população tem mais de 85% da renda”, indica o professor.

Ele ainda lembra da necessidade de capacitar profissionais preparados para a nova conjuntura do mercado. “Com a expansão da área tecnológica, implementação de robôs e inteligência artificial, a qualificação da mão de obra se torna muito importante. Os novos cortes de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vão na contramão disso”, alega Feldmann.

jorusp


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.