Brasil e EUA: 200 anos de relações diplomáticas

Os jornalistas Marcello Rollemberg e Luiz Roberto Serrano no programa “Diálogos na USP” desta semana, 24/5, 11h, discutirão a importância dessas relações entre os dois países com Felipe Loureiro

 Publicado: 23/05/2024
Por

Em 1824, os EUA reconheceram a independência do Brasil, iniciando os laços políticos, econômicos e culturais que vêm se ampliando ao longo destes dois séculos. Hoje, o país é o principal destino das exportações brasileiras, de produtos manufaturados, além de fonte de insumos importantes para a produtividade e competitividade industrial do país, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços.  Os jornalistas Marcello Rollemberg e Luiz Roberto Serrano, no programa Diálogos na USP desta semana, 24/5, 11h, discutirão a importância dessas relações para Brasil e EUA, com Felipe Loureiro da USP.

Felipe Loureiro é professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo e doutor em História Econômica pela USP. É coordenador do Observatório da Democracia no Mundo, vice-coordenador da Área Temática de Análise de Política Externa da Associação Brasileira de Relações Internacionais e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos e do Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.