A primeira universidade brasileira foi criada por meio de um decreto do governo federal em razão do centenário da independência do país. A Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, surgiu da reunião das faculdades profissionais de medicina, engenharia e direito, sem um plano definido para todas as áreas do conhecimento. O professor Paulo Saldiva explica como a USP foi pioneira com a criação da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH), que foi o cerne do pensamento da universidade e buscou, desde o início, entender a realidade brasileira.
O quadro Histórias do Saldiva é apresentado todas as terças-feiras no Jornal da USP por Paulo Saldiva, professor da Faculdade de Medicina (FMUSP) e atual diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA). Nele, o professor conta um pouco da história da Universidade.
O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.
.