Implantação dos padrões do CDIO na EEL

Por Humberto Felipe da Silva, professor da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP

10/12/2021 - Publicado há 3 anos
Humberto Felipe da Silva – Foto: Arquivo pessoal

Desde o final de 2020, a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) é integrante da iniciativa CDIO, uma rede mundial formada, atualmente, por 193 instituições de ensino superior, com atuação no ensino de engenharia, sendo apenas 11 no Brasil. CDIO é o acrônimo das palavras conceiving, designing, implementing and operating. Para se juntar a esta iniciativa, a instituição deve apresentar o compromisso de buscar a melhoria contínua do processo de ensino e aprendizado, considerando 12 padrões básicos e quatro padrões optativos. Tais padrões contribuem para a formação técnica e comportamental ou transversal dos estudantes, provendo as competências necessárias ao bom desempenho profissional e pessoal. Neste sentido, espera-se que os cursos de engenharia das instituições associadas ao CDIO sejam capazes de prover uma formação que permita ao aluno ser capaz de conceber, de projetar, de implementar e de operar produtos, processos e sistemas.

Na EEL, em 4 de janeiro de 2021, foi criada a Comissão de Inovação em Educação (CIE), em apoio à Comissão de Graduação, que tem a missão de apoiar e coordenar a implantação de melhorias nos processos de ensino e aprendizagem. Desde então, a CIE vem trabalhando para a implantação dos padrões do CDIO em todos os cursos da EEL. No começo, foram nomeados 11 professores, três servidores técnicos e administrativos e um aluno. Com o início dos trabalhos, a comissão foi envolvendo os cursos e hoje são mais de 40 pessoas envolvidas no projeto de implementação do CDIO em nossa escola. Foi impressionante o envolvimento e o entusiasmo de um número muito grande de professores nas discussões preparatórias visando à implementação dos padrões em nossa unidade.

Durante este ano de 2021, os integrantes da CIE e de seus grupos de trabalho se dedicaram a fazer uma autoavaliação minuciosa dos cursos, a entender adequadamente os padrões e a preparar planos de ação, por curso e geral para a EEL. Percebeu-se que nossa escola ainda precisa dar muitos passos para atingir os padrões CDIO, entretanto, o envolvimento inicial de um número grande de professores, muito motivados, é indicativo de que brevemente nossos cursos estarão adequados aos padrões recomendados e, em relativamente curto espaço de tempo, com pontuação elevada.

Segundo o professor Herlandí de Souza Andrade, presidente da CIE, o ambiente criado na comissão e o engajamento da equipe permitiram a elaboração de uma análise crítica sobre cada curso e, a partir dela, está sendo possível a elaboração de estratégias específicas, respeitando a cultura de cada curso, e estratégias genéricas, para integrar as ações dos cursos, que culminarão na melhoria contínua dos cursos e da escola, com impacto positivo na formação dos estudantes.

A atual equipe da CIE e os integrantes dos grupos de trabalho, atualmente, são os professores Adriano Francisco Siqueira, Carlos Alberto Moreira dos Santos, Carlos Antonio Reis Pereira Baptista, Carlos Angelo Nunes, Gilberto Carvalho Coelho, Carlos Yujiro Shigue, Eduardo Ferro dos Santos, Elisângela de Jesus Cândido Moraes, Flavia Cardoso, Fabrício Maciel Gomes, Herlandí de Souza Andrade, Humberto Felipe da Silva, Juan Fernando Zapata Zapata, Katia Cristiane Gandolpho Candioto, Livia Chaguri e Carvalho, Lucas Barboza Sarno da Silva, Luiz Tadeu Fernandes Eleno, Marco Antonio Carvalho Pereira, Maria Ismenia Sodero Toledo Faria, Mariana Consiglio Kasemodel, Maria Auxiliadora Motta Barreto, Messias Borges Silva, Patrícia Caroline Molgero Da Rós, Paula C. P. M. Pardal, Rita de Cássia Lacerda Brambilla Rodrigues, Robson da Silva Rocha, Sandra Giacomin Schneider, Sebastiao Ribeiro, Simone Sampaio, Talita Martins Lacerda, Valdeir Arantes e Walter de Carvalho, os funcionários Divanildo de Souza, Luis Gustavo Santos Correard e Shirley Batista Ultramari, e o aluno João Paulo Spechotto.

Em 2022 a CIE pretende apresentar e debater com a comunidade da EEL o plano de ação elaborado e iniciar a sua implementação.