Dirigentes da USP: venham discutir a elaboração dos projetos acadêmicos do 6º Ciclo Avaliativo

Por Rogério de Almeida (presidente), Claudio Geraldo Shön (vice-presidente) e demais membros da Câmara de Avaliação Institucional (CAI) da USP*

Publicado: 10/04/2024
Rogério de Almeida – Foto: Victória Tambara/FEUSP
Claudio Geraldo Shön – Foto: IEA
O 5º Ciclo de Avaliação Institucional da USP foi o primeiro a utilizar o novo modelo definido pela Resolução 7272/2016, que estabeleceu a centralidade dos projetos acadêmicos das unidades (faculdades, institutos e museus). Encerrado em 2022 e avaliado ao longo de 2023, apresentou resultados bastante positivos. Neste momento do 6º Ciclo Avaliativo (2023-2027), as unidades estão elaborando seus projetos acadêmicos.

“O projeto acadêmico da unidade busca articular metas, objetivos, estratégias e indicadores. A metodologia utilizada confere maior autonomia às unidades, maior comprometimento institucional dos docentes e uma concepção mais responsável de avaliação, pois envolve o autodiagnóstico e a autoavaliação como etapas importantes do processo”, afirma o professor Rogério de Almeida, presidente da Câmara de Avaliação Institucional (CAI).

Ainda segundo o professor, “o projeto acadêmico se transforma numa ferramenta de gestão, pois estabelece o caminho a ser seguido, as estratégias para a realização das metas estabelecidas, bem como os indicadores de aferição do desempenho. O acompanhamento constante do projeto acadêmico propicia uma autoavaliação processual, permitindo correção de rotas ou, de acordo com os desafios impostos, revisão dos objetivos traçados”.

Até 31 de maio, as unidades estão elaborando seus projetos. A partir de junho, a responsabilidade fica a cargo dos departamentos, que também estabelecem suas metas e objetivos. Na sequência, os docentes serão instados a elaborar seus projetos acadêmicos individuais, alinhados com o do departamento e da unidade.

Para esta primeira etapa, está agendada uma reunião técnica de trabalho entre a CAI e dirigentes de unidades, para apresentação do formulário do projeto acadêmico e discussão sobre os procedimentos. A reunião será virtual e ocorrerá dia 11 de abril, quinta, 14h, via Meeting. Toda a comunidade uspiana pode acompanhar o streaming da reunião.

O envolvimento da comunidade é fundamental para o aprimoramento da Universidade e de suas atividades acadêmicas, de suas pesquisas científicas e seu compromisso social, bem como de realizações artísticas, culturais, em consonância com as ações em busca de maior diversidade e inclusão social.

* Bruno Gualano, Carlos Alberto Montanari, Maria Eugênia Gimenez Boscov, Patrícia Constante Jaime, Plauto Christopher Aranha Watanabe, Ricardo Ricci Uvinha, Ruy Gomes Braga Neto

________________
(As opiniões expressas nos artigos publicados no Jornal da USP são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem opiniões do veículo nem posições institucionais da Universidade de São Paulo. Acesse aqui nossos parâmetros editoriais para artigos de opinião.)