Canto: um exercício que previne o envelhecimento da voz

Por Beth Amin, fonoaudióloga, cantora, compositora e orientadora vocal do Coralusp

Publicado: 11/07/2024
Beth Amin – Foto: Reprodução Instagran

O professor de canto alemão Alfred Wolfson, falecido em 1962, incansável pesquisador do fenômeno vocal, dizia que ao escutar um aluno, não deveríamos nos ater à “voz que sai”, mas as muitas que estão “escondidas’. É uma declaração muito sábia.

O aparelho fonador é extremamente plástico e capaz de um sem número de configurações musculares que se combinam em diferentes resultados sonoros. Se assim não o fosse, não existiriam os imitadores. A voz é o som que nos define e é  resultado de uma construção histórica  complexa que nasce no nosso primeiro choro e vai se constituindo através da vida, influenciada pelas vozes daqueles com os quais convivemos na mais tenra idade, pela língua que falamos e suas diferentes manifestações nas diferentes regiões do país, pela época em que vivemos etc. até nosso último suspiro.

Como fenômeno humano complexo, é estudada em várias áreas do conhecimento: da Filosofia à Medicina, da Música à Linguística e até  Matemática e Física.

Para o filósofo francês Roland Barthes, a voz antecede e sucede a palavra, dando contornos melódicos que adicionam intenções e emoções àquilo que se articula.  A fala, sem a voz, é despida de sentido. A voz, como fenômeno físiológico envelhece, assim como o resto do corpo.

Músculos ficam mais fracos, articulações mais rígidas, ligamentos menos elásticos, fazendo com que não tenhamos mais a plasticidade vocal de outrora. O processo de envelhecimento pode culminar em voz fraca, de qualidade rouca e soprosa, articulação pobre, lenta e sem energia resultando muitas vezes numa fala ininteligível que dificulta a comunicação. A mesma necessidade que temos de atividades físicas para mantermos qualidade de vida e independência na velhice, é necessária para a manutenção de uma voz que nos represente no mundo.

Nos dias de hoje, a solidão é comum entre idosos e traz consigo menos momentos de uso da voz no dia a dia. Essa voz fraca causa impacto negativativo no ouvinte, que atribuindo inconscientemente fragilidade ao falante, se desisnteressa da comunicação, o que resulta em ainda mais isolamento do idoso.

Por outro lado, ouvir a própria voz débil é também impactante para o falante, que muitas vezes, mesmo estando saudável, tem a impressão de fraqueza física, de falta de energia, ou de incapacidade. Esse processo é triste, porque envolve falantes e ouvintes, sendo uma perda para os dois, uma vez que idosos tem rica experiência de vida para compartilhar com os mais jovens e a convivência com estes, por sua vez, torna a vida do idoso mais feliz, mais estimulante se mais saudável.

Sabemos que o mundo está envelhecendo e em poucas décadas seremos milhões de idosos habitando o planeta. Políticas públicas se fazem extremamente necessárias, uma vez que teremos muito mais anos da nossa vida como trabalhadores. A voz plena será ainda mais importante!

Um excelente exercício para a manutenção da voz mais clara e mais potente é o canto. É exercício cardio-respiratório e é também considerado uma  “musculação” da voz, além de ajudar nas fases iniciais de processos de disfagia (dificuldade na deglutição) que acompanha o envelhecimento.

Ter voz física é ter voz política no mundo. Ter voz, é existir e resistir. Voz é vida!

Vamos cantar?
________________
(As opiniões expressas nos artigos publicados no Jornal da USP são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem opiniões do veículo nem posições institucionais da Universidade de São Paulo. Acesse aqui nossos parâmetros editoriais para artigos de opinião.)