“Ambiente É o Meio” e o descarte de lixo

Em 60% das cidades brasileiras ainda há o descarte incorreto de resíduos

 05/07/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 16/02/2018 as 14:56
Por
Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download  

O Ambiente É o Meio desta semana entrevista Victor Fernandez Nascimento, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Nascimento é geógrafo e estuda o descarte irregular de resíduos sólidos.

No Estado de São Paulo, quase 18 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos são destinados a aterros localizados em áreas de alta vulnerabilidade ambiental. O pesquisador diz que no Estado de São Paulo é um pouco diferente a situação que no restante do Brasil. Em 60% das cidades brasileiras ainda há o descarte incorreto de resíduos, que são colocados em lixões.

Já no Estado de São Paulo, não existem lixões e sim dois tipos de aterros, os sanitários e os controlados. A diferença é que os aterros controlados recebem uma quantidade menor de lixo por dia e não têm proteção para o chorume, líquido originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos que pode causar graves problemas ambientais. Nascimento lembra que está chegando ao fim a vida útil dos aterros no Estado de São Paulo e também do Brasil.

Além do crescimento da população que não foi calculado, outro ponto problemático nessa questão é o gerenciamento do lixo. No Brasil, 52% do lixo é de matéria orgânica, e o País é um dos que menos fazem reciclagem de todos os materiais.

Por: Paulo Henrique Moreno


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.