Alunos levarão conhecimento do Centrinho para além das salas de aula

Ideia é oferecer palestras e cursos gratuitos e estimular a prática docente entre os pós-graduandos

05/07/2017 - Publicado há 7 anos
Além de ampliar o acesso ao conhecimento produzido no hospital, proposta busca propiciar aos pós-graduandos a experiência na docência – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

A Associação dos Alunos de Pós-Graduação (APG) do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP lançou, no final de junho, o projeto Ensinar para Aprender. O objetivo é oferecer palestras, cursos, oficinas, entre outros eventos científicos, ministrados pelos próprios alunos do Programa de Pós-Graduação do Hospital, em instituições públicas ou privadas interessadas, de forma gratuita.

“A ideia é levar nossos associados para fora das salas de aulas e laboratórios do hospital para que possam experienciar atividades da carreira docente. Além disso, a comunidade interessada poderá ter acesso ao conhecimento gerado em nosso Programa de Pós-Graduação e às pesquisas em andamento”, explica Maria Natália Leite de Medeiros, doutoranda do HRAC e presidente da APG.

“Já contatamos algumas instituições e nos colocamos à disposição para receber sugestões de temas e locais para levarmos nosso projeto”, ressalta Maria Natália. Por ter caráter interdisciplinar, os alunos de mestrado e doutorado do HRAC são profissionais que atuam em diversas áreas, como biologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, odontologia, psicologia, entre outras, e realizam pesquisas na área de concentração Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas.

A diretoria da APG mediará o processo de recebimento dos convites e propostas das instituições interessadas e fará a seleção dos alunos ministrantes, conforme os temas solicitados e disponibilidade dos mesmos. Segundo a diretoria da APG, os pós-graduandos irão ministrar temas relacionados ao trabalho que têm desenvolvido no HRAC, e o conteúdo, portanto, será de responsabilidade dos ministrantes.

As instituições interessadas em receber esses eventos devem apenas enviar e-mail para diretoria.apg.hrac.usp@gmail.com, com as propostas de temas, datas e local, bem como formato de evento de interesse.

A Associação

A APG é um órgão representativo dos alunos de pós-graduação do HRAC, criada em junho de 2009. Seu principal objetivo é contribuir para a formação didático-acadêmica de seus associados, além de disseminar conhecimento científico à comunidade em geral. Desde agosto de 2016, conta com nova diretoria e tem promovido diversos eventos e iniciativas junto aos alunos de pós-graduação do HRAC.

Da Assessoria de Imprensa do Centrinho