Colunista comenta aumento de tensão no Golfo Pérsico

Segundo Marília Fiorillo, o isolamento e as punições impostas ao Catar têm atordoado até estudiosos das tensões na área

 03/07/2017 - Publicado há 7 anos

“A crise no Golfo Pérsico, fruto, aparentemente, da política errática de Donald Trump, seria uma paródia, se não apontasse para uma possível tragédia numa região que possui cerca de 50% das reservas mundiais de petróleo.” É o que afirma a professora Marília Fiorillo, em sua coluna semanal para a Rádio USP, na qual analisa o recente aumento de tensão no região do golfo. Ela aborda o isolamento e as punições impostas ao Catar pela Arábia Saudita, Emirados Árabes, Bahrein  e Egito.

Apelidado de “bando dos quatro”, esse grupo de nações rompeu relações diplomáticas com o Catar e deu prazo de alguns dias para a expulsão de cidadãos catarianos residentes em seus territórios, além de outras dezenas de exigências, entre as quais figuram a expulsão de 9 mil camelos daquele país do território saudita e – ainda mais grave – a extinção da rede jornalística Al Jazira.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.