Colégio Técnico de Lorena recebe certificado de qualidade de ensino

Esta é a quarta vez que o Cotel, mantido pela USP, conquista selo do Conselho Regional de Química

26/05/2017 - Publicado há 7 anos
Primeira certificação do Cotel foi obtida em 2009, quando o CRQ instituiu o Selo de Qualidade, e é mantido até hoje – Foto: Simone Colombo/EEL

O Colégio Técnico de Lorena (Cotel), mantido pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, recebeu pela quarta vez consecutiva o Selo de Qualidade do Conselho Regional de Química – 4ª região.

O selo é concedido às melhores escolas técnicas de química do Estado de São Paulo e oferece parâmetros de excelência na qualidade de ensino e formação profissional.

O professor Francisco Moreira Chaves, coordenador técnico do Cotel, observa que o processo de certificação consiste na aplicação de uma auditoria interna com base nos requisitos preconizados pelo CRQ-IV e uma auditoria externa. “A auditoria interna é realizada pelos próprios alunos, pela abordagem da metodologia de ensino Aprendizagem Baseada em Projetos”, salienta.

A auditoria externa é realizada por um grupo de auditores do CRQ. Em visita à instituição, eles avaliam toda a infraestrutura da escola: os laboratórios didáticos, as salas de aula, os equipamentos, os materiais utilizados em laboratórios. Detalhes como a administração acadêmica, o projeto pedagógico, as atividades acadêmicas articuladas à formação profissional, o corpo técnico administrativo, o corpo docente e discente do colégio e até mesmo a biblioteca da unidade também são inspecionados por eles.

Em uma escala de notas que varia de 1 a 5, o Cotel recebeu a nota máxima na maior parte dos quesitos e obteve uma média final de 4,72.

A primeira certificação do Cotel foi obtida em 2009, quando o CRQ instituiu o Selo de Qualidade e é mantido até hoje. O diretor do Cotel, professor José Mário Pinto de Oliveira, entende que a certificação contribui para o aperfeiçoamento constante do colégio, com o atendimento das exigências de melhorias analisadas nas áreas auditadas.

A entrega do certificado ocorrerá durante as comemorações do Dia do Profissional da Química do CRQ-IV, em junho. O Selo da Qualidade do CRQ-IV tem validade de  três anos.

Da Assessoria de Imprensa da EEL